Na Índia, WhatsApp começa projeto de expansão de serviços financeiros
Plataforma pretende oferecer produtos de crédito, seguro e previdência para a população indiana
O WhatsApp planeja expandir os serviços financeiros que oferece aos usuários da plataforma na Índia. De acordo com o chefe do WhatsApp no país, Abhijit Bose, a plataforma deve se unir a mais credores para ampliar os serviços oferecidos, assim como a área de cobertura, passando a atender áreas rurais e indivíduos de baixa renda.
Atualmente, o WhatsApp já trabalha em parceria com alguns bancos do país, como o ICICI Bank e o HDFC. No caso, as instituições usam a plataforma para se comunicar com os clientes por meio de mensagens automatizadas em seus serviços comerciais.
A proposta agora vai além do atendimento automatizado. O WhatsApp planeja oferecer produtos de crédito, seguro e previdência para a população indiana. “Com base nos resultados, vamos coinvestir e escalar. Mesmo uma pequena conversão da demanda se traduzirá em uma infusão de economias significativas no sistema financeiro”, afirmou Bose em uma espécie de coletiva realizada hoje, 22/07, virtualmente.
Vale lembrar que o país é o maior mercado da rede social no mundo, somando mais de 400 milhões de usuários.
Ainda segundo Bose, a parceria também tem a intenção de ajudar a digitalizar pequenas e médias empresas locais, à medida que o serviço do Facebook procura fazer com que os pagamentos digitais se tornem comuns. Em abril deste ano, o Facebook investiu US$ 5,7 bilhões na principal operadora de telecomunicações da Índia, a Reliance Jio Platforms, afirmando que as empresas trabalhariam em parceria para explorar maneiras de atender pequenas empresas.
A projeção é que a iniciativa esteja ativa em até 1 ano e meio.