Nos EUA, filmes da Universal vão poder estrear no streaming no mesmo mês de lançamento nos cinemas

Nos EUA, filmes da Universal vão poder estrear no streaming no mesmo mês de lançamento nos cinemas

É o "fim" da janela de exclusividade de 90 dias das telonas sobre o mercado home video

por Pedro Strazza
cinema_sala

A Universal Pictures e a rede de cinemas AMC Theaters anunciaram nesta terça-feira (28) um acordo que vai permitir ao estúdio lançar seus filmes no streaming nos EUA a partir da terceira semana posterior à estreia nos cinemas. O negócio é histórico e promete mudar para sempre a indústria do cinema estadunidense, dado que até hoje as relações entre distribuidores e exibidores exigiam que as produções lançadas no circuito se mantivessem exclusivas das telonas por 90 dias após o debute.

A remodelação da relação se dá sobretudo devido a um conflito iniciado em abril entre as duas empresas, conforme a decisão da Universal em adiantar a estreia de algumas de suas produções para o streaming devido à pandemia levou a AMC a banir os lançamentos do estúdio de suas salas. Como a AMC é atualmente a maior rede de cinemas nos EUA, a “permissão” concedida à Universal abre brechas para que outros estúdios e exibidores fechem acordos parecidos, especialmente porque o VOD se provou um mercado com potencial depois do grande sucesso obtido com projetos como “Trolls 2”.

Embora valores financeiros não tenham sido divulgados ao público, a Variety reporta que o acordo permite que a AMC obtenha um porcentual na arrecadação digital da Universal com qualquer um dos projetos incluídos no trato, que vale para múltiplos anos. O estúdio também terá a princípio apenas a opção de debutar essas produções num modelo “premium” de VOD, o que nos EUA seria o equivalente à cobrança de 20 dólares a locação – a janela de 90 dias se mantém por enquanto para ofertas mais baratas, incluindo valores tradicionais do mercado de 3 a 6 dólares a sessão.

Isso também não significa que todos os filmes da Universal passarão pelo novo modelo de distribuição. A expectativa de início é que o estúdio inclua no negócio produções de médio e pequeno orçamento – incluindo aí “Minions 3” e “Halloween Kills” – e mantenha jornadas mais longas nas telonas para grandes blockbusters como “Velozes e Furiosos 7” e o terceiro “Jurassic World”. É uma decisão coerente se considerar o tamanho do investimento e que o streaming ainda não provou ser capaz de compensar financeiramente o volume de orçamento gastos nestes filmes maiores.

“A experiência cinematográfica continua a ser o pilar de nosso negócio” esclarece a presidente da divisão de filmes da Universal, Donna Langley, no anúncio do acordo; “A parceria que nós forjamos com a AMC é movida pelo nosso desejo coletivo de garantir o triunfo do futuro do ecossistema da distribuição de cinema, enquanto atendemos a demanda dos consumidores com flexibilidade e opções”.

A expectativa agora é que ambas as empresas tracem acordos de distribuição similares para territórios fora dos Estados Unidos e onde a rede de cinema atua, incluindo países no Oriente Médio e na Europa. Caso dê certo – o que a essa altura soa muito provável – a possibilidade de um efeito dominó na indústria mundial é tido como certo.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link