Com podcast de Michelle Obama, Spotify estuda compartilhamento de citações nas redes sociais
Frases são pré-selecionadas pela plataforma e teste permite que usuário reposte conteúdo no Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat
O Spotify estreou esta semana um novo podcast exclusivo que é estrelado por ninguém menos que Michelle Obama, ex-primeira-dama dos EUA, e enquanto rola a comoção em torno do novo programa um detalhe acabou passando despercebido: o teste de uma nova ferramenta de compartilhamento nas redes sociais, que deve permitir aos usuários divulgar algumas falas favoritas de seus programas favoritos em outros aplicativos.
Disponível a uma pequena porção de usuários, a nova função no caso transforma em cards algumas das falas de Obama, permitindo que estes sejam compartilhados em plataformas externas como o Instagram, o Snapchat, o Facebook e o Twitter. O funcionamento é simples, com o Spotify exibindo na reprodução os cards automaticamente e a partir do momento que o usuário reproduz o episódio do The Michelle Obama Podcast.
A ideia por trás da ferramenta é amplificar o alcance das vozes presentes no programa, é evidente, e neste primeiro momento apresenta opções de falas tanto da apresentadora quanto dos convidados. É mais um recurso adicional à seção de podcasts do Spotify, que na semana passada começou a introduzir também opção de vídeo a alguns de seus programas exclusivos.
O serviço de streaming não é o primeiro a experimentar uma função do tipo. De acordo com o The Verge, o Overcast já permite ouvintes que compartilhem clipes de alguns podcasts, além do Anchor que hoje é de posse do Spotify ter introduzido uma ferramenta similar em 2017. A questão é que o Spotify não apenas concentrou atenções nas palavras ditas e eliminou o áudio da equação como pelo visto vai pré-selecionar as citações envolvidas, no momento não abrindo espaço para o usuário fazer esta curadoria.