Netflix fecha parceria e vai promover a Ligue 1 na França
Assinante precisará pagar 30 dólares para ter acesso ao conteúdo, que também dará acesso à Champions League e Europa League
[Nota atualizada às 19h45 esclarecendo que o acordo envolve a promoção do futebol francês, não a compra dos direitos de transmissão]
Segundo o Marca, a Netflix fechou parceria com o Mediapro para a promoção da Ligue 1, o campeonato francês de futebol, na próxima temporada. Os direitos de transmissão, vale lembrar, são um dos bens mais valiosos para os clubes e ligas pelo mundo, já que dá ao detentor os direitos de escolher como e onde transmitir qualquer partida do campeonato.
Isso significa que, na próxima temporada, os jogos do PSG pela liga nacional, por exemplo, poderão dar acesso à Netflix. A novidade passa a valer a partir de agosto, com o pacote de 30 euros dando acesso ao serviço e ao canal Téléfoot, tocado pela Mediapro e que transmite habitualmente a segunda divisão francesa e os torneios continentais Champions League e Europa League, segundo o MKT Esportivo.
Com a novidade, os jogos terão responsabilidade de transmissão pelo serviço de streaming, embora este não deva fazer adaptações em sua plataforma. A novidade é válida exclusivamente para o mercado francês.
As transmissões ao vivo parecem ser o próximo passo da disputa dos serviços de streaming. Há alguns anos, empresas como a Amazon já sinalizaram seu interesse em adquirir os direitos de grandes eventos esportivos – a companhia de Jeff Bezos inclusive possui os direitos da Premier League em alguns países. O acordo da Netflix mostra que a empresa está disposta a entrar na disputa.