Dez anos após a falência, Blockbuster ressuscita redes sociais para divulgar ação do Airbnb
Twitter da rede foi reativado depois de seis anos para divulgar nova experiência da plataforma de aluguéis, que vende uma noite na última Blockbuster do planeta
Há quem argumente que a rede ainda exista em unidades em algumas poucas cidades, mas a grande verdade é que a Blockbuster já deixou de existir enquanto negócio há muito tempo – dez anos, para ser mais exato. Desde que a locadora mais famosa do mundo decretou falência em 2010, o processo de morte da empresa foi lento e doloroso, com o fechamento de milhares de lojas decretando de uma vez por todas o fim da era da locação física e o início da era do streaming.
Mas qual não foi a surpresa de todo mundo nesta terça-feira (11), quando o perfil oficial da marca foi reativado de seis anos para mandar um “Apenas dando um check in” no Twitter?
Antes de mais nada: não, a Blockbuster não vai voltar. Como o último tweet publicado na conta bem informa, as últimas 300 unidades reais da rede nos EUA foram encerradas no longínquo ano de 2014 depois que a companhia decidiu mover o negócio para o digital (spoiler: não deu muito certo).
O tuíte vindo diretamente do mundo dos mortos acontece no caso porque o Airbnb anunciou esta semana uma nova experiência limitada em sua plataforma que vai permitir que algumas pessoas passem a noite numa das últimas unidades franqueadas que carregam o branding da rede. As reservas acontecem na loja localizada em Deschutes County, que redecorou seu espaço como uma sala de estar típica dos anos 90 para que o público retorne por uma noite aos idos das “noites de cinema em casa” proporcionadas pelos aluguéis da empresa – de acordo com a CNN, até quatro pessoas poderão dormir no local com toda a segurança do distanciamento social alardeado atualmente.
Daí a ideia brilhante de ressuscitar o Twitter da Blockbuster. Afinal, quem melhor para divulgar a experiência que a falecida, certo?
Enquanto o Airbnb provavelmente vê a procura pelas reservas na experiência aumentarem a tempo da duração entre os dias 17 e 20 de agosto, o que resta à internet é fazer piada em cima da aparição. Com mais de 44 mil retweets e 235 mil curtidas, a publicação tem de tudo nas respostas, incluindo os nostálgicos (uma opção usada principalmente por contas de marca)…
…as com piadas óbvias de locações que nunca foram devolvidas e derivadas…
…e claro, quem lembra que a Blockbuster tava longe de ser a melhor coisa do planeta e só quer que o morto volte para sua tumba – além de ter sofrido um dos fins mais desastrosos da história do mundo dos negócios.