Estudo revela que algoritmo do Facebook promove negação do holocausto

Estudo revela que algoritmo do Facebook promove negação do holocausto

Pesquisadores afirmam também terem descoberto conteúdo semelhante no Twitter, YouTube e Reddit

por Matheus Fiore
cover-facebook4 (2)

Um estudo feito pelo Instituto de Diálogo Estratégico apontou que postagens negacionistas sobre o holocausto são ativamente promovidas pelo algoritmo do Facebook. Segundo o relatório, páginas e postagens sobre o assunto foram impulsionadas pelo sistema, aponta o grupo que trabalha para combater o extremismo.

Segundo o The Guardian, o estudo identificou 36 grupos no Facebook, que somam mais de 366 mil seguidores entre eles. Os grupos eram responsáveis pela criação e divulgação do conteúdo. Os pesquisadores descobriram também que, ao seguir qualquer uma das páginas ou grupos, o algoritmo do Facebook automaticamente já recomendava para o usuário seguir outros grupos com o mesmo conteúdo.

Uma das descobertas mais preocupantes é a de que, ao pesquisar sobre o holocausto na plataforma, algumas das principais recomendações são páginas negacionistas, como o infame negacionista David Irving, escritor inglês que afirma que o holocausto não existiu. Um porta-voz do Facebook conversou com o The Guardian sobre a situação:

“Nós constantemente removemos conteúdo negacionista ou conspiratório da plataforma. Isso vale também para qualquer conteúdo que negue o holocausto ou faça piada com suas vítimas, bem como os que acusam as vítimas de mentir, ou espalhe ódio ou defenda o antissemitismo”, afirmou o porta-voz. “Nós também removemos quaisquer grupos ou páginas que discutam a negação do holocausto das recomendações ou referências nos resultados de pesquisas”, completou.

É provável que isso aconteça por uma falha da plataforma na construção de seu algoritmo, que acaba priorizando conteúdo de acordo com seu engajamento, e não com sua relevância. Os pesquisadores afirmam também terem descoberto conteúdo semelhante no Twitter, no YouTube e no Reddit. Jakob Guhl, coordenador de pesquisa do instituto, afirmou ao The Guardian que essas plataformas já possuem as ferramentas necessárias para remover todo esse conteúdo. “Essas empresas precisam perguntar a si mesmas que tipo de plataforma elas desejam ser: a que lucra permitindo que a negação do holocausto floresça, ou a que se posiciona veementemente contra essa atitude” afirma Guhl.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link