Em novo esforço de integração, Oculus vai exigir que usuários tenham conta no Facebook
Quem já tem conta pode manter o perfil desassociado do Facebook até o início de 2023, mas pode perder o acesso caso não faça a transição até lá
A palavra dos últimos dias no Facebook é uma: integração. Depois de começar a testar na semana a junção do chat do Instagram com o do Facebook Messenger, a companhia anunciou nesta terça (18) uma série de novidades ao Oculus que inclui a obrigatoriedade de uma conta no Facebook para acessar todos os recursos do seu óculos de realidade virtual.
De acordo com o anúncio oficial, a mudança acontece já este ano para todos os novos usuários e deve afetar progressivamente toda as contas existentes até 1° de janeiro de 2023. Até lá, porém, o público já inscrito terá a opção de manter seu perfil no sistema desconectado do Facebook, mas a companhia vai ficar sugerindo a integração – além da conta ser desabilitada na data limite caso essa decisão não tenha sido feita e certos recursos deixarem de funcionar no processo. O procedimento valerá para todos os aparelhos lançados nos próximos meses.
“Dar às pessoas uma forma simples de logar no Oculus – usando sua conta e senha do Facebook – vai facilitar para encontrar, conectar e jogar com amigos no VR” escreve a companhia na publicação; “Nós sabemos que o VR social tem muito a oferecer, e esta mudança tornará possível a integração de tantos recursos que as pessoas conhecem e amam no Facebook”.
Além de reforçar um discurso de Zuckerberg do começo de 2019, a decisão também é passo final na lenta aproximação que o Facebook faz do ecossistema do Oculus desde que comprou a empresa em 2014. Como lembra o The Verge, no fim do ano passado a companhia já havia introduzido uma série de novas funções aos aparelhos de VR que exigiam uma conta na rede social, além de já há algum tempo usar dados providenciados pela Oculus para publicidade direcionada nos seus softwares.