Bolsonaro usa tema musical de Sonic (de novo) para fazer campanha nas redes sociais
E também sobrou pro Mario da Nintendo desta vez
Jair Bolsonaro pelo visto ama demais a série de jogos do Sonic, porque só isso explica o fato do atual presidente brasileiro ter usado de novo uma faixa da trilha sonora da franquia para ilustrar um de seus vídeos nas redes sociais.
O chefe de Estado publicou em seu perfil no Twitter no fim da manhã da última terça (25) uma série de vídeos no qual apresenta o andamento de obras em diversos locais do país. A questão é que um dos materiais divulgados chamou a atenção dos usuários ao utilizar de trilha para ilustrar as obras da rodovia BR-101 em Sergipe a faixa tradicionalmente usada pela Sega para embalar as fases dos jogos do Sonic situadas no mundo de Green Hill.
É tudo tão desconexo no material publicado por Bolsonaro que fica difícil até mesmo de entender o propósito do encaixe, para além de um “flerte” meio sem sentido com o público gamer.
Não bastasse isso, o “fio” fica ainda mais ridículo se considerar que dois tweets antes Bolsonaro usa um dos temas mais famosos dos jogos do Mario (da Nintendo, não o secretário de cultura que aparentemente quer a Cinemateca fechada a qualquer custo) para ilustrar as reformas da BR-116. Em ambos os casos, Bolsonaro não dá nenhum crédito aos autores da composição original – o que é um problema, se considerar que os temas em tese ainda são de posse de ambas as empresas.
Vale acrescentar que esta não é a primeira ocasião em que Bolsonaro e sua equipe de redes sociais usam os games sem qualquer contexto para fazer campanha em seu perfil oficial. Em fevereiro de 2019, o presidente chegou a “pegar emprestado” a “Solaris Phase 2”, um tema sonoro criado pela Sega para embalar o “Sonic The Hedgehog” de 2006, para tratar das alianças e investimentos que ia atrair ao país – quais eram ninguém sabe dizer. Na ocasião, o perfil oficial do estúdio dedicado ao personagem chegou a retuitar o presidente com uma reação de espanto – mas não tomou qualquer ação judicial para derrubar o vídeo.
Mais do que nunca, a crise é também estética.