Podcaster acusa Spotify de exploração e retira programa exclusivo do ar
Joe Budden também criticou o modelo de negócios do Spotify na área, afirmando que a empresa estaria interessada apenas em hits que fortalecessem sua plataforma
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Um dos principais nomes exclusivos do ecossistema de podcasts do Spotify, Joe Budden anunciou nesta quinta (27) que não vai renovar contrato com a empresa e retirou do ar na plataforma o seu programa, o The Joe Budden Podcast. A produção continuará exclusiva da companhia até o dia 23 de setembro em respeito ao acordo, mas Budden alega que o podcast não mais estará disponível no serviço de streaming.
A parte mais interessante das declarações do podcaster, porém, são os motivos que o levaram a tomar uma decisão tão drástica. No episódio publicado na noite da última quarta-feira (26), Budden acusa o Spotify de “pilhagem” sobre seu programa, dizendo nunca ter recebido um bônus da empresa mesmo depois do volume de sua audiência superar em 900% a expectativa do serviço e chegar a ponto de quebrar o funcionamento da plataforma.
Não bastando a ausência de compensação financeira pelo sucesso extremo do programa nestes dois anos de parceria exclusiva, o criativo também afirma no programa que o Spotify nunca permitiu que ele e sua equipe tirassem férias durante a época do Natal e do Ano-Novo, com a justificativa de que o podcast não poderia arcar com a ausência de dois episódios na programação. A companhia chegou a oferecer Rolexes como recompensa pelo desempenho acima da média, mas retirou a oferta a partir do momento que os produtores escolheram modelos muito caros.
Budden também comenta no programa que a estratégia atual do Spotify é de apenas encontrar programas populares para fazer bombar sua plataforma ao invés de efetivamente contribuir para a expansão e solidificação do meio enquanto negócio. “O Spotify nunca se importou com este podcast individualmente. O Spotify apenas se importa com nossa contribuição para a plataforma” diz o podcaster no episódio, no qual acrescenta que a companhia tornou seu programa num dos poucos exclusivos não monetizados do serviço após ele se recusar a ler anúncios durante as gravações.
Procurado pelo The Verge, o Spotify respondeu oficialmente ao caso escrevendo que não conseguiu chegar a um novo acordo com Budden mesmo depois de fazer uma oferta que “era significativamente maior e múltiplas vezes superior ao valor do acordo atual” e refletia “o tamanho da audiência” atual da produção.