Movimento contra o assédio no audiovisual, Corta! lança campanha de conscientização
Vídeos divulgados nas redes sociais recontam histórias reais de abuso para reforçar necessidade de combate ao assédio no meio
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Também conhecido como Pacto de Responsabilidade Antiassédio no Audiovisual, o Corta! iniciou nesta quarta (23) nas redes sociais uma campanha de conscientização contra o assédio sexual. E como é de se esperar a abordagem é forte, na esperança de justamente despertar uma mudança de comportamento geral na indústria do audiovisual.
Criado pela Leo Burnett Tailor Made, a campanha no caso envolve três vídeos diferentes que tem o mesmo ponto de retratar situações reais de abuso no meio a partir de suas sensações despertadas. Com durações entre um minuto e meio e até dois minutos e meio, as peças “O Hotel”, “O Apartamento” e “O Camarim” terminam com uma mesma mensagem: “Isto não é um roteiro. Isto é uma história real. Isto precisa ter fim.”.
Confira abaixo as peças na íntegra:
A ideia da campanha foi aproveitar o nome do grupo para um fim prático de alerta, de acordo com o vice-presidente de criação da agência Pedro Prado. “Assim como o nome do movimento, CORTA, que faz uma referência ao termo utilizado nos sets de filmagem para terminar uma cena, optamos por retratar situações fortes e verdadeiras que levem a reflexão e engajem na luta de dar um FIM, um basta no comportamento abusivo” escreve o executivo na divulgação da ação.
Criado pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO) em 2017, o Corta! também anunciou hoje uma nova parceria com o movimento #MeTooBrasil para aumentar os esforços de combate ao assédio. “O #MeTooBrasil chega para acolhimento de denúncias e por sua vez o atendimento as vítimas. Apesar de terem atuações distintas, a parceria das duas iniciativas são complementares e fortalece o combate contra o assédio.” declara a presidente da APRO, Marianna Souza; “A nova campanha provoca as pessoas a refletirem e se engajarem nesse movimento”.
Junto dos vídeos, a APRO também promoveu nesta quarta um “Dia D” nas redes, mobilizando produtoras e entidades do setor para uma manifestação coletiva para conscientização do tema.