Twitter adiciona alerta “leia antes de retuitar” para artigos que usuário não abriu
Recurso está sendo testado na plataforma desde junho e diz: "Manchetes não contam a história toda. Você pode ler o artigo no Twitter antes de retuitar"
Em mais uma tentativa de criar mecanismos para diminuir a propagação de fake news, o Twitter está trazendo um alerta “leia antes de retuitar” para todos os usuários que clicam em compartilhar o link de um artigo que nem abriram.
O recurso está sendo testado na plataforma desde junho deste ano, e a mensagem completa diz: “Manchetes não contam a história toda. Você pode ler o artigo no Twitter antes de retuitar”. De acordo com o Twitter, o objetivo da nova ferramenta é “ajudar a promover uma discussão informada”.
De fato, títulos de matérias não contam a história toda e podem até mesmo ser propositalmente enganosos. Incentivar as pessoas a, no mínimo, lerem por completo o artigo que estão compartilhando é uma maneira de tentar diminuir o compartilhamento “automático” que colabora com desinformação nas redes sociais.
We shouldn’t have to say this, but you should read an article before you Tweet it. https://t.co/Apr9vZb2iI
— Twitter Comms (@TwitterComms) September 24, 2020
So, we’ve been prompting some people to do exactly that. Here’s what we’ve learned so far. ⤵️
Para anunciar a novidade, a empresa também compartilhou alguns resultados de seu teste inicial da ferramenta, que foi limitado a usuários do Twitter no Android. O relatório diz que 40% dos usuários que viram o aviso abriram os artigos que estavam prestes a compartilhar, número que significa 33% a mais do que antes do recurso.
De acordo com o Twitter, o recado será liberado para todos os usuários da rede social em breve.