Lançado em junho, Reels já planeja integração com seção de compras do Instagram
Seção de compras no aplicativo pelo IGTV também vai ser disponibilizado ao redor do mundo esta semana
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Não faz nem seis meses que o Reels está disponível e o Instagram já mostra suas intenções de monetizar seu clone do TikTok. A sessão de vídeos da plataforma deve começar a conduzir testes com o Shopping da rede social a partir desta semana, que também marca a inauguração global da integração da modalidade de comércio do aplicativo com o IGTV – o plano da empresa é fazer o mesmo com o Reels até o fim do ano.
Embora a notícia mais impressionante seja a agilidade da empresa para fazer dinheiro em cima de um recurso que (quase que literalmente) acabou de sair, o destaque do anúncio feito pelo Instagram nesta segunda (5) é a ampliação das capacidades financeiras do Shopping no IGTV. Enquanto a rede social ainda tenta encaixar comerciais dentro de sua categoria de vídeos longos, os usuários já vão poder acessar lojas a partir de botões disponibilizados dentro do ecossistema do IGTV, com as contas tendo a opção de marcar determinados produtos em suas criações para aumentar o alcance de suas vendas na plataforma.
Além de monetizar o IGTV, o Instagram também pretende disponibilizar vídeos do segmento dentro da página do Instagram Shop. A ampliação global da integração acompanha a recente decisão do aplicativo em atualizar suas políticas de uso para permitir que criadores de conteúdo vendam produtos diretamente em seus perfis, ao invés de recorrer a terceiros para viabilizar negócios.
Todas essas integrações são planejadas para o ambiente do Reels e seguem um modelo de negócios que a companhia já administra diariamente na linha do tempo tradicional, nos Stories e na seção de exploração. O mais curioso, porém, é que até mesmo na busca por movimentar negócios o Instagram não deixa de emular o competidor TikTok, que em abril experimentou uma funcionalidade muito parecida com seus influenciadores.