Google inaugura seu buscador visual (e tentativa de Stories) no Brasil, o Web Stories
Formato também é inaugurado na Índia e nos Estados Unidos e conta com parceria de mais de 2000 veículos
O Google confirmou nesta terça-feira (6) o lançamento do Web Stories, espécie de buscador visual da companhia que aproveita elementos dos Stories popularizados pelo Snapchat e o Instagram para dentro do site principal. Disponível primeiro no Brasil, Estados Unidos e Índia, o serviço é divulgado pela companhia como uma ferramenta que facilita a vida do usuário na hora de buscar conteúdos visuais da internet.
O recurso tem um funcionamento bastante simples. Depois de encontrar e selecionar um Stories de sua preferência, o usuário pode navegar pelo formato como se estivesse nos Stories de um aplicativo qualquer, incluindo apertar a tela para ir para o próximo cartão e deslizar para assistir o próximo.
A primeira versão da nova plataforma já conta com a parceria de mais de 2000 sites espalhados pelos 3 primeiros países a receber a novidade, que também já indexaram alguns de seus principais trabalhos na área. No Brasil, os colegas incluem veículos como a Folha de São Paulo, o UOL, a Veja, o IGN Brasil, a Trip e a Super Interessante.
Além dos Stories serem recomendados nas buscas do Google, a companhia também confirma que os autores terão total controle sobre a monetização, a hospedagem, o compartilhamento e a inclusão de links nos conteúdos indexados na página do Discover. Os Stories veiculados podem ser produzidos de diferentes plataformas, incluindo o WordPress, o MakeStories, o NewsroomAI e o próprio Web Story do Google.