Após 60 anos, Coca-Cola decide descontinuar seu primeiro refrigerante diet
Refrigerante Tab foi lançado em 1963 e era vendido até os dias de hoje nos Estados Unidos
A Coca-Cola decidiu descontinuar o Tab, seu primeiro refrigerante diet, que estava em circulação há quase 60 anos – seu lançamento ocorreu em 1963. Nos Estados Unidos, o Tab teve grande sucesso nos anos 70 e 80, mas hoje a bebida está em um conjunto de produtos da Coca que não vai tão bem no mercado e, por isso, serão descontinuados.
Uma reforma no catálogo de bebidas já era previsto pela Coca-Cola, mesmo antes da pandemia do novo coronavírus, mas a crise mundial trazida pela COVID-19 fez com que a empresa acelerasse seu planejamento. Antes, a Coca já havia confirmado que os sucos Odwalla e a água de coco Zico também estariam entre as marcas descontinuadas.
O Tab teve uma trajetória interessante até o começo dos anos 80. Na época, porém, a Coca-Cola lançou a Coca Diet, que foi um sucesso absoluto nos Estados Unidos e ocupou o espaço que pertencia ao Tab no quadro de produtos da marca. Desde então, o Tab vem tendo quedas de venda, e o fato de a Coca-Cola explorar ainda mais variações de seu refrigerante principal fez com que o Tab tivesse ainda menos espaço nas prateleiras.
No anúncio do fim da Tab, a Coca-Cola comentou que o mercado das bebidas gaseificadas com zero calorias têm mudado bastante nos últimos anos, principalmente em virtude das novas demandas de saúde que a sociedade tem adotado. Ou seja, o fim da Tab significa, também, uma realocação do investimento na Coca Diet e na Coca Zero, dois produtos importantíssimos da marca.