Kendrick Lamar assina contrato de exclusividade com a Universal
Notícia sugere que rapper americano, um dos mais populares do mundo, deve estar trabalhando em novo álbum
O rapper Kendrick Lamar, multi-premiado com direito a um Pulitzer, acaba de assinar um contrato de exclusividade global com a Universal. Lamar coleciona 13 prêmios Grammy, e é reconhecido como um dos mais influentes e importantes artistas musicais do século nos Estados Unidos.
Jody Gerson, diretora-executiva da Universal Music Publishing Group, comentou o acordo: “Kendrick Lamar não é apenas um dos maiores compositores que já viveram, mas ele também fez muito ou possivelmente mais do que qualquer outro artista para promover uma mudança em nossa sociedade pela música. Eu e meus colegas da Universal estamos profundamente honrados de ter a oportunidade de se unir a ele para progredir com essa visão única e importantíssima”.
Inevitavelmente, o acordo aumenta a expectativa para o próximo álbum de Lamar. O artista não lança um disco desde “Damn”, de 2017, que conquistou o Grammy de melhor álbum de rap do ano. Curiosamente, o acordo chega em um momento em que outro grande nome do cenário musical, Kanye West, declarou guerra à indústria musical, chegando a publicar contratos escaneados e se gravar urinando em um Grammy.
O interessante diante do cenário de uma indústria tão rica e que tem passado por tantas transformações, é ver como, apesar dos streamings já terem dominado o mercado, grandes empresas como a Universal e a Warner Music ainda têm domínio sobre contratos de exclusividade com os principais artistas do mundo. Resta saber até que ponto o streaming e a indústria trilharão caminhos paralelos sem que seus negócios os coloquem em confronto.