Nova marca da Coca no Brasil
Fonte: Meio & Mensagem
A Coca-Cola anunciou hoje que adotará uma nova identidade corporativa no Brasil. A rigor, a logomarca permanece a mesma, apenas com um pincelada de verde e amarelo em sua lateral e palavra “Brasil” em destaque.
O objetivo da empresa é enfatizar suas raízes no País e seu posicionamento como empresa responsável socialmente. A logomarca modificada será apresentada ao público em uma grande campanha publicitária que será deflagrada neste fim de semana. A ação institucional, criada pela DPZ, é exclusiva para mídia impressa, e terá extensa veiculação até agosto do ano que vem em jornais e revistas de circulação nacional. Os anúncios irão detalhar as atividades de responsabilidade social da companhia.
A Coca-Cola declara investimento de R$ 41 milhões em ações assistenciais neste ano, valor que equivale a 0,63% de seu faturamento bruto em 2003, que foi de R$ 6,5 bilhões. Segundo ao companhia, a verba destinada equivale a 1% de seu faturamento líquido, de R$ 4 bilhões. A companhia não declara o investimento na campanha mas, considerado o plano de mídia e o período de veiculação, o esforço de comunicação representará volume siginificativo se comparado com a verba destinada a responsabilidade social. Vale ressaltar que os recursos da campanha não são provenientes da verba para o terceiro setor, mas do orçamento de marketing da Coca-Cola, que é de R$ 550 milhões em 2004.
A estratégia de ganhar um tom mais brasileiro coincide com o acirramento da disputa judicial deflagrada pelo pequeno fabricante do guaraná Dolly que, além das denúncias de práticas desleais de concorrência pela gigante norte-americana, vem adotando um tom cada vez mais ufanista em sua campanha contra a Coca-Cola. No último “round” da batalha, a companhia corre o risco de ter a mítica fórmula de seu xarope analisada a pedido do Ministério da Justiça.
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