BuzzFeed Brasil é comprado pela FLAGCX
Acordo acontece seis meses depois do anúncio da venda e tem jornalista Vivi Duarte como nova CEO do site
[Atualizado às 16h45 com mais detalhes do acordo]
Demorou um semestre, mas o BuzzFeed Brasil enfim encontrou um comprador. Depois da matriz anunciar em abril a busca de parceiros para vender a operação no país, a FLAGCX confirmou nesta quarta (28) a aquisição do negócio. O anúncio oficial ainda está para ser feito, mas a informação foi dada em primeira mão pela revista Época e confirmada pelo B9.
O acordo engloba a área de entretenimento e gastronomia e conta com algumas novidades na liderança do veículo, incluindo a escolha de Vivi Duarte, jornalista que comanda a agência de consultoria Plano Feminino, para a posição de CEO. Sócio da FLAGCX e conhecido por alguns como “empresário da Anitta”, o empresário Pedro Tourinho será responsável por supervisionar e gerenciar todas as empresas de conteúdo do grupo.
O fundador do BuzzFeed Jonah Peretti celebrou o acordo em suas redes sociais. “Encontramos o parceiro perfeito para o BuzzFeed no Brasil na Flagcx.” escreve o executivo; “Sua história de inovação e disrupção, e sua profunda conexão com a cultura local e global os tornam especialmente adequados para levar o BuzzFeed de forma corajosa para o futuro. Esperamos uma parceria criativa e bem-sucedida”. De acordo com o anúncio oficial, as negociações foram conduzidas e concluídas em Nova York.
Enquanto o negócio acrescenta uma peça para lá de importante ao catálogo de agências da FLAGCX, que já conta com mais de 20 “unidades de negócios” localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York, ao Buzzfeed brasileiro a compra é o fim de uma novela que já se arrastava desde que a companhia decidiu desligar seu contato com a unidade por conta dos prejuízos gerados pela pandemia. Foi uma decisão que meses depois incorreu no fim do BuzzFeed News, cujo trabalho era integralmente bancado pela matriz e a princípio não gerava receita.
Na época, o vice-presidente sênior internacional Matt Drinkwater chegou a comentar ao Meio & Mensagem que a crise do coronavírus afetou a capacidade de investimento da empresa, que também anunciou naquele momento o repasse da operação na Alemanha.