Agora você finalmente vai poder gerenciar quanto espaço o WhatsApp ocupa no celular
Atualização do aplicativo permite que usuário elimine arquivos de acordo com sua categoria e até mesmo espaço ocupado no aparelho
Tudo bem que o WhatsApp já há um tempo conta com uma seção nas configurações que informa a quantidade de espaço que as mensagens de cada chat ocupam na memória do celular, mas até então o problema era sempre o mesmo: é tanta mensagem, imagem, vídeo, áudio, GIF e sticker que fica difícil mensurar o impacto do aplicativo no aparelho só pela quantidade de megabytes e quilobytes que cada grupo e conversa carrega.
Esse problema enfim começa a ser solucionado a partir desta terça (3), conforme a companhia confirmou uma atualização do recurso que promete oferecer maiores detalhes sobre este consumo de espaço no smartphone. Previsto para estar disponível a todos os usuários ao redor do globo ao longo da próxima semana, a nova seção de gerenciamento do armazenamento não apenas identifica o espaço ocupado por cada tipo de mídia como permite liberação do espaço a partir desta categorização – ou seja, agora é possível aliviar a barra da memória só deletando os áudios ou imagens do app.
Além disso, a atualização também permite que o usuário delete conteúdos individualmente de cada categoria de arquivo, com direito a ícones que mostram exatamente o que vai ser eliminado para todo o sempre do celular. Há também agrupamentos que direcionam o público aos itens que podem estar direta e indiretamente consumindo mais memória, como itens “encaminhados diversas vezes” e “maiores que 5 MB”. A palavra da vez é praticidade: o WhatsApp quer que com a atualização o usuário tenha total controle de como utiliza o seu aplicativo, especialmente na relação deste com o aparelho em que foi instalado.
Como a versão anterior, a nova seção de gerenciamento pode ser acessada a qualquer momento acessando a parte da área de “Uso de dados e armazenamento” nas configurações.