Apple suspende parceria com fabricante de Taiwan acusada de explorar funcionários
Decisão vem depois de a Pegatron ser acusada de explorar seus funcionários, classificando incorretamente os trabalhadores que ainda são estudantes para que fizessem horas extras
A Apple suspendeu seu contrato com a Pegatron, empresa de fabricação de eletrônicos de Taiwan e uma das principais fornecedoras da companhia de Tim Cook. A decisão vem depois de a Pegatron ser acusada de explorar seus funcionários, classificando incorretamente os trabalhadores que ainda são estudantes para que fizessem horas extras.
De acordo com o Bloomberg, a Pegatron de Taiwan burlou as regras de contratação para permitir que os funcionários trabalhassem em turnos noturnos, fazendo horas extras. O relatório afirma que a empresa fez um grande esforço para encobrir os crimes, que acabaram sendo descobertos agora. Com isso, a Apple informou que o contrato com a Pegatron está suspenso até que a empresa coloque tudo em ordem.
A Apple contrata quase toda a sua fabricação de empresas terceiras, mas essa cadeia de produção não deixa de considerar a empresa responsável por manter os padrões éticos. Esses padrões, no entanto, são frequentemente confrontados. Para citar apenas um exemplo, em 2017 descobriu-se que a Foxconn – outra fornecedora da Apple – fez com que alunos do ensino médio trabalhassem 11 horas por dia construindo o iPhone X.
No ano passado, Apple e Foxconn admitiram que a fabricante contratou muitos trabalhadores temporários para lidar como aumento na demanda, e que realmente violou as leis locais.
Vale ressaltar que essa também não é a primeira polêmica na qual a Pegatron se envolve. Em 2014, uma reportagem investigativa realizada pela BBC mostrou várias violações dos padrões de moradia dos trabalhadores, a retenção das carteiras de identidade dos funcionários e trabalhadores menores de idades.
A Pegatron afirma que demitiu o gerente responsável, que corrigirá o problema com suas práticas atuais, e que vai compensar os trabalhadores que foram afetados.