Banco Central autoriza Mercado Livre a atuar como instituição financeira
Resolução permitirá ampliar e facilitar oferta de serviços financeiros e de crédito para consumidores e vendedores
O Mercado Livre anunciou nesta segunda-feira, 09/11, que recebeu autorização do Banco Central para atuar como instituição financeira. A partir dessa decisão, a empresa ganha, por meio da instituição Mercado Crédito, maior autonomia para formular produtos e serviços financeiros e de crédito, inclusive com distribuição via marketplace e por meio da fintech Mercado Pago.
“A licença de instituição financeira permitirá reforçar o foco da companhia em expandir as operações de crédito dentro de seu ecossistema. Desde o início da oferta em 2017, o grupo já concedeu mais de R$ 4 bilhões em créditos no Brasil, em um total de mais de 10 milhões de transações. Essas operações de crédito alcançaram principalmente consumidores e empreendedores sem acesso ao crédito no sistema financeiro tradicional”, explica em comunicado Tulio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago.
Além dos benefícios para as operações de crédito, a licença de instituição financeira permitirá ao Mercado Pago acessar fontes de financiamento diferentes, que complementarão a estratégia de funding da companhia: “Ter um rol de instrumentos de financiamento mais completo beneficiará de forma estrutural toda a área de fintech e trará maior solidez, além de resiliência para o negócio”, completa Pedro de Paula, diretor do Mercado Crédito no Brasil.
Fundado em 1999, o Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, oferecendo soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet.