Spotify compra Megaphone, empresa focada em anúncios de podcasts
Acordo avaliado em US$ 235 milhões é mais uma estratégia da empresa com foco na criação e divulgação de podcasts
Em mais uma ação estratégica para aumentar seu “poderio” de produção e divulgação de podcasts, o Spotify anunciou a compra da Megaphone, empresa especializada em anúncios de podcasts.
Segundo a Variety, o acordo foi fechado em US$ 235 milhões. A Megaphone – que já foi Panoply Media – pertencia até agora à Graham Holdings. Seu foco é fornecer hospedagem aos podcasts e capacidade de inserção de anúncios direcionados. De acordo com o Spotify, a aquisição da Megaphone permitirá que as empresas disponibilizem a inserção de anúncios de streaming dinâmico para editores de podcast terceirizados pela primeira vez.
O negócio vem após o Spotify lançar seu sistema proprietário Streaming Ad Insertion (SAI) no início de 2020, que permite aos anunciantes comprar pontos de podcast direcionados na própria plataforma do Spotify. Em breve, os anunciantes poderão comprar anúncios nos podcasts originais e exclusivos do Spotify, bem como no Megaphone Targeted Marketplace. “Esperamos que a Megaphone se junte ao Spotify em nossa missão de acelerar a monetização de podcast de forma mais inteligente para anunciantes e editores”, disse, também à Variety, Dawn Ostroff, diretora de conteúdo e publicidade do Spotify.
Só nos últimos dois anos o Spotify já desembolsou mais de US$ 800 milhões em conteúdo de podcast e acordos com empresas de tecnologia do ramo, à medida que a audiência dos programas continua aumentandos em mercados imporantes, como nos Estados Unidos. Em 2019, a empresa adquiriu os estúdios de podcast Gimlet Media e Parcast, junto com a plataforma de autopublicação de podcast Anchor – pagando quase US$ 400 milhões por eles.