Pesquisa mostra que buscas por Disney+ cresceram 1600% no Brasil
Mesmo com o crescimento expressivo do novo streaming, a Netflix ainda é líder no volume de buscas
No próximo dia 17/11, a Disney+ finalmente estreia no Brasil. E para avaliar o cenário das plataformas de streaming no mercado brasileiro, a empresa SEMrush realizou um levantamento que apontou o crescimento nas buscas por Disney+ no Google em 1600%, comparando setembro de 2020 com janeiro de 2019.
Mesmo com o crescimento expressivo do novo streaming, a Netflix ainda é líder no volume de buscas. A média mensal de buscas no mesmo período ficou em mais de 13,1 milhões. Logo depois, vem a Globoplay, com média de 3,6 milhões mensais, seguida pela Amazon Prime, com 1,4 milhão de buscas. Telecine Play vem em quarto lugar, com 366 mil buscas, e logo depois vem a plataforma de desenhos japoneses Crunchyroll, com 315 mil.
O top 10 em buscas dos serviços de streaming no Brasil ficou assim:.
- Netflix: 13,1 milhões
- Globoplay: 3,6 milhões
- Amazon Prime: 1,4 milhão
- Telecine Play: 366 mil
- Crunchyroll: 315 mil
- HBO Go: 288 mil
- Disney+: 81 mil
- Playplus: 61 mil
- Hulu: 38 mil
- Looke: 33 mil
Já em relação ao crescimento, em primeiro lugar está o UOL Play, com incremento de mais de 38.600%, que reúne canais on demand e ao vivo. Logo em seguida, com crescimento de 9400%, está o Cinema Virtual, que funciona como um cinema físico com a venda de ingressos para determinados filmes. Em terceiro o Darkflix, streaming brasileiro de filmes de terror, que cresceu mais de 7200% no período. Em quarto lugar, a Disney+ com crescimento de 1600%, seguida pela SPCine Play, plataforma de streaming pública, com 1025%.
- UOL Play: 38.600%
- Cinema Virtual: 9400%
- Darkflix: 7200%
- Disney+: 1600%
- SPCine Play: 1025%
- Amazon Prime: 1013%
- Playplus: 508%
- Quibi: 309%
- Crunchyroll: 233%
- Peacock: 175%
Produções originais Disney+
Com a estreia da Disney+, a SEMrush também levantou quais foram as produções originais mais buscadas pelos brasileiros. Seguem as 10 campeãs em média mensal de buscas:
- “Mulan”: 146 mil
- “High School Musical”: 69 mil
- “Loki”: 56 mil
- “Esqueceram de Mim”: 45 mil
- “The Mandalorian”: 44 mil
- “Clouds”: 38 mil
- “Gavião Arqueiro”: 20 mil
- “A Dama e o Vagabundo”: 18 mil
- “Stargirl”: 18 mil
- “WandaVision”: 14 mil
De acordo com Fernando Angulo, Head of Communications da SEMrush, com o surgimento de diversos serviços de streaming, é importante que as empresas compreendam os dados e o cenário dos países de atuação para traçar estratégias assertivas: “Em um momento de grande competitividade no mercado, os dados ajudam a compreender melhor o público e suas preferências. Quem está no topo das buscas precisa manter sua posição e buscar crescimento, enquanto quem está crescendo pode aproveitar a oportunidade para expandir o conhecimento sobre seu negócio”, aponta o executivo.