Instagram aprimora busca para permitir pesquisa com palavras-chave
Até então, a busca permitia apenas encontrar usuários ou hashtags, dificultando achar contas e conteúdos a partir dos temas abordados
O Instagram acaba de atualizar, em alguns países de língua inglesa, o seu sistema de busca. Com a nova atualização, o mecanismo permitirá aos usuários de Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda e Canadá pesquisar por termos específicos, como “receita de bolo” ou “dicas de filmes”. Até então, a busca permitia apenas encontrar usuários ou hashtags, dificultando que o usuário encontrasse contas e conteúdos a partir dos temas abordados.
Ao The Verge, um porta-voz do Instagram comentou a atualização: “Para determinar os resultados das buscas, levamos em conta uma série de fatores, incluindo tipo de conteúdo, legenda, data de postagem e mais. Assim, destacamos o que for mais relevante para a pesquisa”. A empresa também confirmou que está utilizando sistemas de aprendizado autônomo para aperfeiçoar o mecanismo.
A novidade deve promover diversas alterações na plataforma. A mais perceptível dela será o abandono daquela enxurrada de hashtags que acompanham algumas postagens, utilizadas pelos autores dos posts para que quem se interesse pelos assuntos marcados, encontre suas fotos e vídeos. Agora, as palavras poderão ser escritas normalmente, que o sistema do Instagram os indexará na busca.
A novidade vem pouco tempo depois de o Instagram atualizar totalmente o layout de seu aplicativo para destacar o Reels e o Shop. A mudança fez com que o Instagram se tornasse mais similar ao grande concorrente do momento, o TikTok, e que os conteúdos normais do feed, como fotos, postagens em carrossel e vídeos sem muitas montagens, tivessem menos incentivo. Além de incentivar a criação de conteúdos novos, então, o Instagram está também facilitando que você encontre os assuntos sem depender de hashtags.