“Racial 360º”: P&G lança projeto para fortalecer diversidade e inclusão
Projeto promove iniciativas que permeiam quatro esferas: colaboradores, suas marcas, parceiros de negócios e o compromisso com a comunidade
A P&G anunciou um novo projeto para fortalecer sua jornada de estímulo à diversidade e à inclusão étnico-racial. Chamado “Racial 360°”, o projeto promove iniciativas que permeiam quatro esferas: colaboradores, suas marcas, parceiros de negócios e o compromisso com a comunidade.
“Trabalhamos para ser uma força para o bem e uma força para o crescimento. Queremos dar o exemplo e promover reflexões, conhecimento e consciência. O projeto Racial 360° é mais um passo no caminho para uma sociedade justa e igualitária, por isso, vamos continuar investindo em ações de diversidade e inclusão étnico-racial dentro e fora da companhia”, diz Juliana Azevedo, presidente da P&G no Brasil.
Desde 2018, quando Juliana assumiu a presidência, a empresa fortaleceu a passou a promover mais ações de desenvolvimento profissional para alcançar a igualdade étnico-racial e refletir a realidade demográfica brasileira na diversidade de seus colaboradores. Um exemplo é o programa “P&G Para Você”, que visa desenvolver estudantes negros com aulas de inglês e mentoria. A entrada de jovens negros no estágio gerencial garante que a diversidade étnico-racial esteja presente a longo prazo no quadro de funcionários: em 10 meses da iniciativa, a organização já absorveu 25% dos seus participantes.
Além disso, a P&G também fechou parcerias com coletivos negros de universidades e com a Empregueafro, além de apostar em atividades como talk show com funcionários negros, treinamento em argumentos e reações a comentários racistas.
Outra iniciativa é o lançamento da segunda onda da “Aceleradora P&G Social – edição Racial 360°”, que tem o objetivo de alavancar o desenvolvimento de empresas fundadas e geridas por negros. Junto com o Movimento Black Money e a Integrare será oferecido um programa de desenvolvimento para criar condições de reparações estruturais contribuindo com empreendimentos de pessoas negras no mercado de trabalho. Serão ofertadas pelo menos 10 vagas, e o afroempreendedor
interessado pode se cadastrar pelo site.
Nas iniciativas com as marcas, a empresa quer garantir a representatividade na comunicação e levantar ainda mais discussões pois acredita que a força delas pode inspirar mudanças reais e duradouras. Por isso, a P&G mudou a forma de fazer publicidade para incentivar conversas importantes e com representatividade, lançando campanhas inclusivas e ativando embaixadores como o Babu Santana, Mc Soffia, Sheron Menezes, Tia Má e a Thelma Assis.
Na atuação com as comunidades, a escolha estratégica da companhia é focar no desenvolvimento integrado da infância e juventude em parceria com a United Way e com apoio a iniciativa “Um Milhão de Oportunidades”, da UNICEF. Também foram realizados esforços com a primeira onda da Aceleradora P&G Social, apoiando o projeto Capacita-me, que tem como foco atender pessoas negras desempregadas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica com cursos gratuitos, entre putras iniciativas.
Para saber mais sobre o “Racial 360º”, acesse o site.