Você é feito de música | Revista Billboard
Como a maioria deve saber, a Almap ganhou GP na categoria Press em Cannes (algo que o Brasil não levava há 17 anos) com a íncrivel campanha para a revista Billboard, que brinca com a retícula do impresso e com as referências que juntas formam um artista. Antes de falar da ação online feita em cima do mesmo conceito, é importante falar o que um anúncio como esse representa pro mundo Press.
É um sopro de ar fresco na equação de uma idéia. A união da idéia, conceito, técnica e pensamento digital. Imaginar o raciocínio de data visualization aplicada a uma particularidade técnica de produção gráfica e aliada ao polêmico mercado fonográfico e à industria do idolo. Curioso pensar que uma idéia como essa possa ter saído de alguém navegando pela internet.
O rollout do conceito pro online é natural. Mas gostei da forma que fui impactado.
Isso não é adaptação de campanha, é adaptação de conceito – e essa é a grande diferença.
Ao invés de um hotsite “suba sua foto”, banners e videozinhos postados no vimeo, tudo o que recebi foi um shout no meu Last.FM com essa mensagem:
Fala Zannin! A Revista Billboard descobriu que você também é feito de música. Clique aqui: http://issuu.com/billboard.magazine/docs/revista24_20100512_235126 e veja a sua foto composta pelos seus cantores e bandas favoritos. Vai, não é vírus, não. Ah, tem mais uma coisa. Se você assinar a Revista Billboard, leva o seu poster de graça. Só enviar um email para [email protected]
Baseado nos artistas que mais escutei, a imagem do meu avatar foi composta agregando John Mayer, Radiohead, Pearl Jam e Coldplay. Depois do clique, a oferta era feita (parte que eu não gostei). Se eu assinar a revista, ganho uma versão impressa do poster customizado.
Suponho que a criação seja da Almap.
De qualquer forma, parabéns pra Almap por todas as conquistas.
Edit: o @letsvamos que trabalha na Almap mandou via twitter o vídeo da instalação feita também pro case. Fodaralhasso.