MasterCard e Visa proíbem pagamentos no PornHub após denúncias de pedofilia e estupro
Os dois maiores meios de pagamento online não poderão mais ser utilizados no site
A MasterCard e a Visa anunciaram que seus cartões de crédito não serão mais aceitos no site de pornografia PornHub. O site utilizava as duas empresas de pagamentos para possibilitar as assinaturas de contas premium. A decisão ocorreu após um escândalo envolvendo conteúdo de estupro e pedofilia sendo propagado dentro do PornHub.
Tudo começou com uma matéria do The New York Times, em que o jornalista americano Nicholas Kristof acusou a empresa de ter, em seu catálogo, vídeos de estupro, menores de idade e de mulheres sendo filmadas sem consentimento. A coluna de Kristof ainda questionava o motivo de não haver maior manifestação contra sites como o PornHub já que não é uma novidade nem uma exceção casos como o relatado.
“A partir de hoje, o uso de nossos cartões no PornHub está proibido”, afirmou um porta-voz da MasterCard ao Business Insider. “Nossa investigação, que foi feita ao longo dos últimos dias, confirmou que a empresa violou nossos padrões de proibição de conteúdo ilegal em seu site”, completou. A empresa também confirmou que está investigando outros sites do tipo para verificar se deve ou não manter seus sistemas de pagamentos integrados a eles.
Ao Yahoo, a Visa também se manifestou. “Dadas as alegações de atividade ilegal, a Visa está suspendendo a possibilidade de pagamento por nossos meios dentro do Pornhub enquanto aguardamos a conclusão de nossa investigação. Estamos instruindo as instituições financeiras que atendem à MindGeek (empresa por trás do PornHub) para suspender o processamento de pagamentos através da rede Visa”, disse a empresa em um comunicado.
O PornHub, por sua vez, negou que tenha permitido abuso de crianças em sua plataforma e prometeu melhorar seu sistema de moderação.