Criolo resume Brasil de 2020 em clipe de imagens fortes
Produzido por Denis Cisma, clipe usa uma nova técnica chamada Virtual Production, utilizada na série "The Mandalorian"
Seguindo a linha de clipes fortes e cheio de denúncia, como “Boca de Lobo” lançado em 2018, Criolo resumiu o Brasil de 2021 no vídeo de “Sistema Obtuso”, nova música do rapper em parceria com o Tropkillaz.
Estrelada pelo ator Julio Andrade, a produção apresenta desde os números cada vez mais altos de vítimas da Covid-19 até as queimadas que destruíram grande parte do meio ambiente brasileiro. Entre imagens do Palácio do Planalto e ações de grileiros, o filme termina com o som de diversos animais como símbolo dos biomas afetados.
O clipe tem direção de Denis Cisma, que também dirigiu o já citado “Boca de Lobo”, que chegou a ser indicado ao Grammy Latino de 2019 na categoria melhor vídeo curto. “A grande diferença desse clipe é a utilização de uma técnica nova chamada Virtual Production, utilizada na série ‘The Mandalorian’. O clipe de ‘Sistema Obtuso’ foi 100% feito em estúdio, filmamos com um fundo de painel de LED de 10x5m, essa técnica possibilitou inserir o Criolo e os atores em universos virtuais”, conta o diretor.
A produção ressalta que as gravações aconteceram no Estúdio Quanta, em São Paulo, seguindo todos os protocolos de segurança e saúde da APRO e Sindcine.