Pesquisa aponta que “luto” é a palavra do ano no Brasil
Entre as finalistas também apareceram as palavras: resistência, desamparo, isolamento, queimada, saudade e antirracismo
Segundo um levantamento feito pela consultoria CAUSE, em parceria com o Instituto IDEIA Big Data, a palavra de 2020 no Brasil foi “luto”. Em sua quinta edição, o levantamento tem como principal objetivo entender o espírito da época, o sentimento dos cidadãos em relação ao ciclo que se encerra e gerar discussões a partir dessa escolha.
A eleição da palavra que melhor representa o sentimento dos brasileiros neste ano se deu em três etapas. Na primeira delas, especialistas de diversas áreas de atuação da comunicação sugeriram palavras que, em suas visões, melhor resumiam o espírito desse ano tão peculiar e que pudessem ser finalistas à “palavra do ano”.
Na segunda etapa, estrategistas e sócios da CAUSE fizeram uma combinação entre as palavras ou conceitos mais citados pelos especialistas, os mais pesquisados em ferramentas de busca da internet e também os mais citados e comentados em redes sociais. Dessa curadoria surgiram as sete palavras finalistas: luto, resistência, desamparo, isolamento, queimada, saudade e antirracismo.
Por fim, na terceira e última etapa, uma pesquisa nacional de opinião, apontou, dentre as finalistas, aquela que o público escolheu como palavra do ano 2020. Luto foi a escolhida pela maioria (30,2%) das 1.200 pessoas ouvidas pela IDEIA Big Data, através de ligações telefônicas, entre os dias 14 e 16 de dezembro de 2020. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.
“Num ano em que pelo menos 180 mil famílias brasileiras perderam alguém por conta do coronavírus, não surpreende que LUTO represente o sentimento das pessoas. Fazemos há cinco anos esta pesquisa e, sem dúvida, essa foi a palavra mais dura de todas”, afirma Leandro Machado, cientista político e sócio fundador da CAUSE.