Insatisfeito com Reels, Instagram deve investir para consolidar formato de vídeo
Chefe da empresa admite que ainda está muito atrás do TikTok e busca forma de tornar todas as seções de vídeos igualmente valiosas, porém distintas
O Reels foi a grande aposta do Instagram para emular o sucesso do TikTok, que se tornou a principal rede social dos jovens nos últimos dois anos. O investimento, entretanto, ainda não deu o retorno esperado. Adam Mosseri, chefe do Instagram, afirmou que ainda não está empolgado com o Reels e admitiu que o TikTok ainda tem uma boa vantagem.
“Não estou contente com o Reels”, disse Mosseri. “Nós estamos crescendo tanto no compartilhamento quanto no consumo direto dos vídeos, mas ainda temos um longo caminho pela frente. Temos que ser honestos e admitir que o TikTok ainda está na frente”, completou.
Mosseri prosseguiu afirmando que, por ora, a equipe do Reels está focada apenas em manter o recurso girando, sem grandes apostas e sem buscar um grande diferencial. Ele menciona especificamente as ferramentas criativas inovadoras do TikTok, como filtros e efeitos que estimulam novos formatos, linguagens e tendências – além, claro, dos memes. O chefe do Instagram admite que o Reels ainda não parece capaz de ditar tendências, mas que deve buscar isso eventualmente.
“Com o tempo nós nos tornamos melhores em construir ferramentas poderosas e criativas que não são necessariamente um meme ou algo momentâneo, mas dar as pessoas recursos para fazer algo mais criativo que nós e tornar o conteúdo mais fluido, vívido e livre é algo que precisa acontecer”, admitiu Mosseri.
Um problema identificado pela empresa é a variedade de formatos de vídeo dentro da plataforma. A maioria dos usuários, por exemplo, não sabe diferenciar exatamente a diferença entre um vídeo postado no feed principal do Instagram e um vídeo hospedado no IGTV.
Não fica difícil imaginar, portanto, que nos próximos anos o Instagram procure de alguma forma unificar seus formatos de vídeo. Resta saber, portanto, caso isso aconteça, quais serão as principais alterações e quais seções da plataforma serão afetadas. Porque, afinal, o Instagram hoje possui um grande público que produz e consome apenas stories, outro que produz e consome apenas IGTV, outro que produz e consome apenas vídeos do feed ou do Reels, e por aí vai.