Porta-voz afirma que Olimpíadas devem acontecer mesmo sem vacina
Membro do comitê organizacional japonês acredita que Jogos Olímpicos de Tóquio acontecerão em julho, sem novos adiamentos
O Comitê Olímpico Internacional afirmou recentemente que talvez os Jogos Olímpicos de Tóquio, originalmente marcados para 2020 e posteriormente adiados para julho de 2021, não aconteçam ou sejam novamente adiados. Segundo a BBC, porém, um porta-voz do evento afirmou que, mesmo sem vacinação para atletas ou público, o evento pode ir adiante.
“Nossa posição permanece a mesma: nós vamos entregar os Jogos”, afirma Masa Takaya, membro do Comitê de Organização dos Jogos de Tóquio. “O Comitê Olímpico Internacional deixou claro que está na mesma página que nós quando o assunto é Tóquio 2020”, completou. Em entrevista à BBC da Escócia, Takaya ainda afirmou que a decisão sobre quantos fãs terão acesso aos eventos será tomada em março. “Nós não estamos dispostos a permitir que os Jogos aconteçam com portões fechados. Nós queremos que o máximo de espectadores possível tenha acesso aos estádios, e temos trabalhado arduamente com o governo japonês e os investidores internacionais para viabilizar o evento”.
Takaya também desdenhou de uma pesquisa recente sugerindo que 80% dos moradores locais querem o cancelamento ou adiamento dos Jogos, dizendo que foi apenas uma entre várias pesquisas. “A maioria das pesquisas recentes mostram que as pessoas querem um novo adiamento, mas também mostram que o público está disposto a acompanhar aos Jogos de alguma forma, caso eles aconteçam agora”, afirmou.
O argumento de Takaya se baseia no fato de que muitos eventos esportivos estão aos poucos sendo retomados no país. Os campeonatos de futebol e beisebol oficiais do Japão, por exemplo, vão começar em breve. Há de se observar, portanto, como as diretrizes definidas pelos órgãos de saúde do Japão vão impactar nas questões sanitárias dos eventos. Caso o resultado seja positivo, é provável que