Facebook também planeja lançar uma ferramenta de newsletters
Projeto é prioridade dentro da companhia e em tese busca contemplar jornalistas independentes da mesma forma que o Facebook News fez com os veículos
Não passou três dias da compra da Revue pelo Twitter pro Facebook mostrar interesse no mercado de newsletters. O New York Times reporta que a companhia planeja oferecer ferramentas do formato em breve para jornalistas independentes e escritores, visando o fomento da criação de comunidades em torno dos autores dentro da rede social e – principalmente – o gerenciamento das listas de e-mails e das assinaturas pagas.
Embora não tenha confirmado a informação, o vice-presidente global de parcerias de notícias Campbell Brown escreve ao jornal que o Facebook “busca fazer mais para apoiar os jornalistas independentes e especialistas que estão construindo negócios e públicos online”. Brown ainda acrescenta que a plataforma está em processo de explorar “formas de ajudar” estes profissionais a se beneficiarem do ecossistema de produtos de notícias, enquanto “constrói novas ferramentas que complementem ao jornalistas aquilo que já acham úteis” dentro da rede.
Previsto de início para o meio do ano, a nova função vem também para ajudar o Facebook em seus esforços contra a desinformação e de incentivo ao jornalismo. A rede social desde o ano passado vem planejando o lançamento global do Facebook News, aba do site dedicada à veiculação de notícias de veículos de toda a escala, além de realizar todo tipo de ação contra notícias falsas a partir da pandemia e das últimas eleições presidenciais dos EUA.
A urgência do novo produto, porém, vem mesmo da explosão do Substack e do aquecimento do mercado, conforme o CEO Mark Zuckerberg pelo visto pediu prioridade ao time de desenvolvimento por trás destas ferramentas. A promessa de controle editorial completo a jornalistas definitivamente é a próxima mina de ouro das redes sociais.