Apple reconta história do folclore local em campanha do Ano Novo chinês
"Nian" é dirigido por Lulu Wang, de "A Despedida", e como todas as outras campanhas da marca foi filmado com as câmeras da linha mais recente de iPhones
A Apple lançou nesta sexta (29) sua campanha da vez para celebrar o próximo Ano Novo Chinês, cujo foco está numa história do folclore chinês. Batizado de “Nian” e com 11 minutos de duração, o filme que serve de peça central da ação trata da criatura mitológica do título e de sua relação com uma criança, que a partir do sumiço de seus bolos de arroz começa a duvidar se o ser é tão assustador quanto as lendas contadas por seus pais sugerem – confira acima.
Como em 2019 com Jia Zhangke, o filme da vez também conta com um diretor de destaque no comando, dessa vez a Lulu Wang que se consagrou no ano passado com “A Despedida”. Além do comercial, que pode ser conferido acima, a Apple também divulgou um making of do projeto, que chama a atenção pelos desafios de realizar um filme com forte uso de efeitos visuais durante a atual pandemia do coronavírus. Confira abaixo na íntegra.
A campanha divulga a atual linha do iPhone 12, que segundo a Variety gerou uma alta histórica de US$ 21,3 bilhões em vendas para a Apple só no território chinês. O iPhone 12 Pro serviu de câmera para os trabalhos da equipe de Lulu Wang, que teve que comandar remotamente a equipe devido às restrições sanitárias.
A produção de “Nian” é da Iconoclast em parceria da Apple e da TWBA\Media Arts Lab de Xangai. Além de Wang, o compositor Alex Weston é responsável pela trilha sonora.