Spotify registra patente que sugere músicas de acordo com seu momento
Sistema analisa sua voz e o som ambiente para recomendar a música ideal
O Spotify registrou uma tecnologia capaz de recomendar a música ideal para você. O sistema é capaz de analisar sua voz e o som ambiente para recomendar uma faixa que combine com seu estado emocional, gênero, voz ou sotaque. A patente foi identificada pela primeira vez no dia 12 de janeiro, pelo Music Business Worldwide.
O recurso permitiria que o Spotify analisasse os áudios captados pelo microfone para entender o contexto em que você está. Se o sistema identificar que sua voz está empolgada, em um lugar agitado, a recomendação deve ser uma música animada, extrovertida. Já no caso de você estar com a voz tranquila, em um lugar silencioso, o mais provável é que uma música lenta seja sugerida.
Para o funcionamento da ideia, o Spotify considera essencial uma análise precisa de entonação, ênfase e ritmo para identificar seu humor. Isso pode ser feito por um algoritmo que analise um simples áudio seu, que conseguiria também estimar sua idade e identificar se você está sozinho ou em grupo – outra informação que deve ser importante para definir que tipo de música será recomendado.
Pelo fato de ainda ser apenas um registro de patente, é provável que a ideia não se torne realidade em um futuro próximo. Além de aprimorar a tecnologia, o Spotify deve realizar longos períodos de teste antes de implementar o sistema em seu aplicativo. A inovação também pode ser lida como um esforço do Spotify para manter seu domínio sobre um mercado tão disputado como o de streaming de música, que possui gigantes como Apple Music, Tidal e Deezer.