Apesar de ano com faturamento recorde, Netflix diminui 23% dos gastos com anúncios globais em 2020
Plataforma afirma que parte da redução nos gastos com marketing foi apenas temporária e um reflexo dos impactos da pandemia de Covid-19
2020 foi um ano bem próspero para a Netflix, que passou a marca dos 200 milhões de assinantes e cresceu 24% em receita anual. No entanto, a plataforma de streaming cortou em 23% seu investimento em publicidade, que inclui “publicidade digital e na televisão”.
De acordo com o relatório anual da empresa, seus gastos em publicidade vinham aumentando gradativamente nos anos anteriores. Em 2018 a Netflix investiu US$ 1,81 bilhão em publicidade, e em 2019 o valor foi de US$ 1,88 bilhão. Em 2020 a história mudou e empresa investiu US$ 1,45 bilhão em anúncios, economizando cerca de US$ 430 milhões.
Ao Campaign, a empresa se recusou a dar mais detalhes sobre o assunto. Já aos seus investidores, a Netflix afirmou que parte da redução nos gastos com marketing foi apenas temporária e um reflexo dos impactos da pandemia de Covid-19. “Utilizamos uma ampla combinação de programas de marketing e relações públicas, incluindo sites de mídia social, para promover nossos serviços e conteúdo para novos membros existentes e potenciais”, diz o relatório.
O relatório também observou que a “propaganda boca a boca feita pelos assinantes” ajuda a atrair novos membros para a plataforma.