Google vai encerrar estúdio de games originais do Stadia

Google vai encerrar estúdio de games originais do Stadia

Alto custo de produção faz empresa voltar atrás e decidir apenas distribuir jogos de terceiros em vez de produzir seus próprios

por Matheus Fiore
stadia-b9

O Google vai encerrar o estúdio interno de desenvolvimento de games do Stadia, informou a própria empresa em um comunicado. O plano da empresa agora é redirecionar seu foco para ser um serviço de streaming de games, distribuindo jogos de terceiros em vez de criar seus próprios.

O vice-presidente do Google e gerente do Stadia, Phil Harrison, comentou a decisão: “Criar jogos de primeira linha partindo do zero requer muitos anos de trabalho e um significativo investimento financeiro, e os custos estão subindo exponencialmente”, disse. “Dado nosso foco em desenvolver as tecnologia do Stadia, e para aprofundar nossas parcerias comerciais, decidimos que não investiremos mais em trazer conteúdo exclusivo de nossa equipe de desenvolvimento interna SG&E, além de quaisquer jogos planejados a curto prazo”, completou.

A decisão implica no fechamento dos estúdios construídos em Los Angeles e Montreal, feitos como parte do projeto em parceria com Jade Raymond – veterana da indústria dos games com passagens pela Ubisoft e pela EA, que capitaneava os projetos do estúdio Stadia Games and Entertainment. O Stadia continuará existindo, com sua assinatura mensal de US$ 9,99, mas sem projetos de games originais – pelo menos por ora.

O Stadia foi o grande projeto do Google para entrar na indústria dos games – hoje, mais rentável do que a cinematográfica e a musical, para se ter noção do crescimento do mercado gamer no mundo. Concorrentes como o Apple Arcade disputam esse nicho ainda em formação do streaming de games, mas a tendência, por ora, é que este segmento continue focado apenas na distribuição de jogos de terceiros – com ou sem exclusividade.

A médio ou longo prazo, porém, é difícil não imaginar que Stadia, Apple Arcade ou outros serviços não voltem seus esforços para desenvolver seus próprios títulos. Afinal, parece um caminho natural, como aconteceu no streaming de filmes e séries (Netflix, Disney + e Prime Video, por exemplo, têm suas obras originais como grande diferencial no mercado.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link