Joe Biden vai trazer de volta pronunciamentos semanais com formato de podcast
Depois dos presidentes twitteiros, vem aí o presidente podcaster
O presidente dos Estados Unidos Joe Biden pelo visto quer ressuscitar os pronunciamentos semanais da Casa Branca, uma tradição da época do auge do rádio que foi desligada durante a administração anterior e é a forma de comunicação mais básica do governo do país. Mas como tudo no mercado do áudio hoje, esse retorno deve acompanhar as últimas revoluções tecnológicas e abraçar um formato mais popular que as ondas de transmissão: o podcast.
De acordo com o New York Times, a ideia da administração é expandir o conceito de um simples pronunciamento do presidente e colocar Biden para conversar com cidadãos de diversas origens, incluindo famosos e desconhecidos. O programa deve ganhar “uma variedade de formatos”, nas palavras da secretária de imprensa Jen Psaki, e deve buscar estar em todas as plataformas habitadas pelo público norte-americano, de acordo com o diretor de estratégias digitais Rob Flaherty.
Um “piloto” já foi lançado no último domingo (7), com o título de “A Weekly Conversation” e apresentando uma conversa de Biden com uma mulher da Califórnia que foi demitida pela primeira vez na vida por conta da pandemia. O programa foi disponibilizado por enquanto nas redes sociais da Casa Branca, tendo como ponto central óbvio o YouTube.
O “A Weekly Conversation” é também uma forma de Biden cumprir com a promessa de retomar a comunicação com o povo que fez durante a campanha, dado que o ex-presidente Donald Trump desde 2017 não mantinha qualquer canal do tipo que não fosse unilateral – ou seja, apenas usava o Twitter.