Microsoft tentou comprar o Pinterest, mas não rolou
Interesse da Microsoft no Pinterest é parte de uma estratégia para a valorização de sua nuvem, a plataforma Azure
De acordo com o Financial Times, nos últimos meses a Microsoft abordou o Pinterest na tentativa de adquirir a rede social, mas as negociações não tiveram um bom desenrolar e “atualmente não estão ativas“.
O interesse da Microsoft no Pinterest sinaliza uma estratégia para a valorização de sua nuvem, a plataforma Azure. A empresa tem tentado convencer grandes serviços online a usar suas ofertas de nuvem, enquanto esse nicho do mercado é dominado pela AWS, da Amazon. Grandes plataformas, como o Pinterest, poderiam atrair clientes em potencial para a Azure.
Essa é justamente a abordagem que a Microsoft tentou com o TikTok. Embora também não tenha sido uma negociação bem-sucedida, um acordo com o TikTok teria oferecido à empresa dados valiosos, além de funcionar como uma propaganda gigante a ser usadas pelos parceiros e revendedores que tentam convencer as empresas a trocar a AWS pela Azure.
O acordo com o Pinterest poderia ter sido a maior compra feita pela Microsoft até hoje, já que a plataforma está avaliada em US$ 51 bilhões. O valor é bem superior ao que a Microsoft já pagou por outras plataformas, como os US$ 26,2 bilhões investidos para adquirir o LinkedIn, ou os singelos US$ 7,5 bilhões pelo GitHub.