Volkswagen é a primeira montadora do país com 1 milhão de seguidores no Instagram
Resultado é fruto da estratégia de interação e cocriação com consumidores e criadores de conteúdo, assinada pela AlmapBBDO
Em 2015, a Volkswagen foi pioneira ao identificar e iniciar um diálogo no Instagram, em parceria com a AlmapBBDO, com os clientes da marca que compartilhavam fotos de seus carros, usando a hashtag #meuvw. Seis anos depois, a Volks celebra 1 milhão de seguidores em seu perfil @vwbrasil na plataforma e se torna a primeira montadora no país a atingir esse feito.
“Estamos muito felizes com esta conquista, que reflete o movimento de uma marca cada vez mais humana, próxima das pessoas, tecnológica, conectada e centrada no consumidor. Quando nos propusemos a construir uma Nova Volkswagen, buscamos o desenvolvimento de projetos criativos que falassem a língua do brasileiro, a língua do nosso cliente, e os resultados vieram naturalmente.”, explica Leandro Ramiro, Head de Marketing Comunicação SAM da Volkswagen.
O resultado é fruto de um trabalho com o objetivo de aproximar ainda mais as pessoas da marca, utilizando o meio digital para conectar o caráter humano das publicações. A AlmapBBDO iniciou uma curadoria das imagens publicadas por esses clientes e passou a repostar no perfil, homenageando os apaixonados pela marca, gerando engajamento e atraindo ainda mais seguidores.
Ano a ano, o projeto evoluiu, com o investimento da Volkswagen em novos olhares, trazendo criadores de conteúdo para esse movimento que, mais tarde, se transformou na versão #meuvw By Instagrammers: uma iniciativa que convida fotógrafos da plataforma para experimentar os carros da marca e fotografá-los durante o cotidiano e momentos de lazer.
“Temos muito orgulho desse projeto, pois demonstra algo que está no DNA da marca desde o início, colocar as pessoas em primeiro lugar, afinal, Volkswagen significa em alemão ‘carro do povo’ e traz no seu nome, justamente, as pessoas em primeiro lugar”, celebra Christiano Bock, head de atendimento da AlmapBBDO. Dessa forma, o perfil da marca apresenta hoje, além de campanhas e novos lançamentos, posts e reposts que retratam de forma fiel centenas de histórias reais com modelos Volkswagen.
Hoje, a hashtag #meuvw é utilizada por mais de 160 mil pessoas no Instagram.