Ação da Amstel com influenciadores levanta discussão sobre comercialização da empatia
Boa parte do público, incluindo outros famosos, fez piada sobre a "empatia paga", além de lembrar que uma ação desse tipo acaba não tendo o efeito desejado
A eliminação de Karol Conká do “Big Brother Brasil 2021” na última terça-feira, 23/02, não era uma surpresa, visto que a cantora colecionou críticas do público desde a primeira semana do programa. Toda a repercussão do “cancelamento” de Karol, no entanto, disparou o alerta sobre uma possível recepção agressiva à cantora, um “linchamento” ao qual a Rede Globo se antecipou preparando um esquema especial de segurança e apoio psicológico para a rapper. Seguindo a ideia de “acalmar os ânimos” do público, a Amstel, uma das marcas patrocinadoras do BBB21, criou uma ação com influenciadores para lembrar a importância de ter empatia.
É sobre isso!! Cancelar e gerar ódio é opressão, mesmo você não concordando com ela, Não precisamos ser iguais. Espero que todos nós possamos aprender a ter mais empatia, tolerância e que todos possam aprender com os erros aqui fora 🥰 #BBB21 #BebacomModeracao #AmstelNoBBB #publi
— Lôzinhah (@_pequenalo) February 24, 2021
Preta Gil, Pequena Lo e Thelma Assis, que aparecem na publicação, integram o Time da Diversidade Amstel, um grupo de influenciadores que participam de ações e campanhas da marca incentivando o consumo moderado de bebidas alcóolicas e a propagação de valores positivos como respeito e diversidade.
O movimento, no entanto, levantou a discussão sobre a comercialização da empatia. Grande parte do público nas redes sociais, incluindo outros famosos, fez piada sobre a “empatia paga”, além de lembrar que uma ação desse tipo acaba não tendo o efeito desejado. Com a repercussão negativa, Thelma Assis apagou seu post de participação na ação.
xô ver se eu entendi…
— Maria Rita (@MariaRita) February 24, 2021
SÉRIO que as pessoas estão NEGOCIANDO PUBLI pra ter opinião sobre QUESTÕES ÉTICAS???
estão colocando PREÇO em EMPATIA??? NUM MOMENTO COMO ESSE QUE VIVEMOS????
eu não canso de me chocar. real. real real.
Essa não é a primeira vez, no entanto, que a Amstel usa a tolerância como tema de ações da marca dentro do BBB21. No sábado 13/02, a festa na casa foi liberada após uma dinâmica patrocinada pela cerveja, na qual os participantes tiveram que formar frases falando sobre empatia e respeito.
A ação da Amstel difere bastante do posicionamento de outra marca patrocinadora do BBB21, a Avon, que também criou mensagens especiais de incentivo à empatia para a saída de Karol Conká do programa, mas sem usar influenciadores pagos.
Que tal deixar o 🔥 no parquinho lá no parquinho? Entendemos a paixão que o jogo desperta, mas não apoiamos hate e nem ataques. Conversar e buscar o entendimento mútuo é muito mais interessante para todos como sociedade.
— Avon Brasil #ConversaTáOn (@AvonBR) February 24, 2021
Vamos conversar? #ConversaTáOn #AvonTáOn #BBB21 pic.twitter.com/Wnsnew1O3t
Até o momento desta reportagem, a Amstel não se pronunciou sobre a ação.