Ação da Amstel com influenciadores levanta discussão sobre comercialização da empatia

Ação da Amstel com influenciadores levanta discussão sobre comercialização da empatia

Boa parte do público, incluindo outros famosos, fez piada sobre a "empatia paga", além de lembrar que uma ação desse tipo acaba não tendo o efeito desejado

por Soraia Alves
Created with GIMP
Imagem: Created with GIMP

A eliminação de Karol Conká do “Big Brother Brasil 2021” na última terça-feira, 23/02, não era uma surpresa, visto que a cantora colecionou críticas do público desde a primeira semana do programa. Toda a repercussão do “cancelamento” de Karol, no entanto, disparou o alerta sobre uma possível recepção agressiva à cantora, um “linchamento” ao qual a Rede Globo se antecipou preparando um esquema especial de segurança e apoio psicológico para a rapper. Seguindo a ideia de “acalmar os ânimos” do público, a Amstel, uma das marcas patrocinadoras do BBB21, criou uma ação com influenciadores para lembrar a importância de ter empatia.

Preta Gil, Pequena Lo e Thelma Assis, que aparecem na publicação, integram o Time da Diversidade Amstel, um grupo de influenciadores que participam de ações e campanhas da marca incentivando o consumo moderado de bebidas alcóolicas e a propagação de valores positivos como respeito e diversidade.

O movimento, no entanto, levantou a discussão sobre a comercialização da empatia. Grande parte do público nas redes sociais, incluindo outros famosos, fez piada sobre a “empatia paga”, além de lembrar que uma ação desse tipo acaba não tendo o efeito desejado. Com a repercussão negativa, Thelma Assis apagou seu post de participação na ação.

Essa não é a primeira vez, no entanto, que a Amstel usa a tolerância como tema de ações da marca dentro do BBB21. No sábado 13/02, a festa na casa foi liberada após uma dinâmica patrocinada pela cerveja, na qual os participantes tiveram que formar frases falando sobre empatia e respeito.

A ação da Amstel difere bastante do posicionamento de outra marca patrocinadora do BBB21, a Avon, que também criou mensagens especiais de incentivo à empatia para a saída de Karol Conká do programa, mas sem usar influenciadores pagos.

Até o momento desta reportagem, a Amstel não se pronunciou sobre a ação.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link