Estudo do Google mostra que pandemia aumentou interesse do público por esportes individuais

Estudo do Google mostra que pandemia aumentou interesse do público por esportes individuais

Buscas por exercícios em casa cresceram duas vezes, além de um aumento no interesse por ciclismo (+144%) e natação (+230%)

por Soraia Alves
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A chegada da pandemia em 2020, mudou a relação das pessoas com a prática de atividades esportivas. Para entender essas mudanças, o Google realizou um estudo com 2 mil brasileiros entre 24 e 26 de novembro de 2020. As descobertas foram combinadas com o interesse por diversas modalidades e práticas esportivas na Busca do Google e comportamento no YouTube, além de dados das pesquisas de 2006 a 2020 da consultoria especializada Sport Track.

Entre março e novembro de 2020, as buscas por exercícios em casa cresceram duas vezes, além de um aumento no interesse por ciclismo (+144%) e natação (+230%). Segundo a pesquisa da Sport Track, 39% do público declara ter começado a praticar algum esporte novo no período, com destaque para caminhada (23%), corrida (18%) e bicicleta (10%). O estudo ainda mostra que a porcentagem dos que declaram praticar esportes cresceu de 58% em 2018 para 69% em 2020. 

O estudo do Google também mostra que a saúde e o bem-estar holístico aparecem como as principais razões da prática de esportes e exercícios físicos, muito à frente de questões como estética e hobby. Entre janeiro de 2017 e novembro de 2020, as buscas por meditação e mindfulness cresceram mais de 113% no Google. “Essas práticas fazem parte de uma tendência global do “estar bem”, o que intensifica a procura por formas de se manter saudável e melhorar a qualidade de vida e impulsiona o crescimento do interesse por novas atividades físicas” diz José Melchert, head de negócios para Varejo do Google Brasil.

Práticas ao ar livre se tornam mais populares

O desejo de estar perto da natureza, que já era uma tendência e referência de um bem-estar holístico, ganhou ainda mais importância ao longo da pandemia. O estudo mostra que 41% dos brasileiros se exercitam ao ar livre e 23% buscam artigos para atividades externas. Nesse ambiente, esportes individuais, como surf e skate são os grandes destaques, registrando crescimento de 672% e 550%, respectivamente, nas buscas nos últimos 5 anos.

Apesar de mais ativos, ainda é difícil manter a rotina. 2 em cada 3 brasileiros não estão satisfeitos com suas práticas de exercícios atual, segundo o estudo. Para os entrevistados, as principais barreiras são a falta de tempo (25%) e o cansaço (21%). Na pandemia, 24% do público diz praticar menos esportes e apenas 11% está praticando mais. 

As 5 modalidades que mais cresceram em interesse na Busca do Google entre 2019 e 2020 foram:

  • Ciclismo
  • Skate
  • Squash
  • Handebol
  • Yoga

Novos interesses geram novas necessidades

Segundo o estudo, a frequência da compra de artigos esportivos está diretamente ligada com a frequência da prática de esportes ou exercícios físicos. Aqueles que declaram se exercitar três vezes por semana ou mais são mais da metade (58%) dos que declaram comprar artigos esportivos duas ou mais vezes por mês. A moda também vem sendo influenciada neste processo, à medida que elementos como conforto e tecnologia dos materiais esportivos são levados para o dia a dia. Dentre as motivações para a compra, uma a cada 4 pessoas diz que usa produtos esportivos no dia a dia, não só no treino. 

Com o interesse por novas modalidades e práticas esportivas, também surgem novas demandas dos consumidores. “Essa relação mais plural com os esportes é o momento para as marcas e varejistas expandirem os seus portfólios e relação com os consumidores, oferecendo produtos, conteúdos e experiências que fomentem as novas paixões e práticas dos brasileiros”, diz José Melchert. “Elas têm um papel em ajudar os brasileiros a inserir exercícios e esportes em suas rotinas, seja indoor ou outdoor, promovendo bem estar e qualidade de vida”, complementa.

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