Letterboxd vai exibir seis filmes cotados para o Oscar
Filmes são distribuídos pela Neon e ficarão "em cartaz" na plataforma entre os dias 8 e 14 de março por um valor conjunto de vinte dólares
No que deve ser uma das jogadas mais ousadas da temporada de premiações de 2021, a Neon anunciou nesta quinta (4) que firmou acordo com o Letterboxd para lançar seis dos seus filmes na plataforma. Esta é a primeira vez que a rede social de cinema servirá de exibidora, com todas as produções estando disponíveis entre 8 e 14 de março pelo preço conjunto de US$ 19,99 – sim, o valor cobre o aluguel dos seis títulos.
Os filmes no caso são os documentários “Gunda”, “The Painter and the Thief” e “Notturno” e os longas de ficção “Dear Comrades!”, “Night of the Kings” e “Quo Vadis, Aida?” – os quatro últimos são também representantes nacionais da Itália, Rússia, Costa do Marfim e Bósnia Herzegovina na categoria de Melhor Filme Internacional. Depois do período, todos estarão disponíveis na plataforma de exibição da Neon nos EUA.
Enquanto o anúncio não deixa claro como fica a questão dos direitos por país – “Notturno”, por exemplo, será lançado no catálogo do Mubi de diversos países (incluindo o Brasil) na próxima sexta, 5 de março – a parceria entre as duas empresas não é inédita. Além de ter tornado a rede social em uma de suas bases para a vitoriosa campanha de “Parasita” no último Oscar, a Neon também já patrocina há dois anos o Year in Review, a retrospectiva anual do Letterboxd que divulga estatísticas da base de usuários da plataforma.
Esta estratégia vale para a ação da vez, vale acrescentar. Com os seis filmes listados nas shortlists de filme internacional e documentário, parece que a Neon quer dar a maior quantidade de alcance possível para os títulos que distribui, bem a tempo da abertura da votação para os indicados neste 5 de março. Com mais de 3 milhões de usuários espalhados ao redor do globo e atentos às movimentações da temporada, o Letterboxd parece mesmo ser um bom local para fazer o trabalho.