Parceria da Apple com Common Sense Media vai ajudar pais a encontrar podcasts para seus filhos
Projeto inclui playlists temáticas e seleções baseadas na idade do pequeno ouvinte
A Apple anunciou nesta segunda (8) uma nova parceria com a Common Sense Media para facilitar o acesso a podcasts pelas crianças. Ao lado da organização sem fins lucrativos, a companhia vai disponibilizar no Apple Podcasts uma seção de coleções curadas por especialistas que apontam os melhores programas e episódios por idade. O acordo vale por enquanto para os Estados Unidos, seja no aplicativo ou na página oficial da Apple.
A parceria por enquanto inclui quatro playlists com temas focados respectivamente em narrativas, mistérios e dramas, recomendações feitas pelos próprios pequenos e as “melhores escolhas de todos os tempos” da Common Sense, mas em breve já deve haver seleções feitas de acordo com a idade do ouvinte. Todas as coleções serão atualizadas mensalmente com novos assuntos, incluindo alguns que a Apple define como relacionados a “importantes momentos históricos e culturais” – tudo com destaque num carrossel na página inicial do Apple Podcasts.
O movimento acompanha uma expansão agressiva do mercado nos últimos anos. De acordo com o The Verge, nos EUA a audiência de programas infantis só cresce desde o início da pandemia, com podcasts como o Six Minutes chegando a atingir 3 milhões de downloads por mês ao longo de 2020. Embora a Common Sense já trabalhe na recomendação de episódios pelo menos desde 2019, uma parceria com a Apple expande ainda mais o alcance do trabalho a ser feito na área.
A estratégia da Apple também difere de concorrentes como o Spotify e a Amazon, que segue um modelo tradicional do streaming de vídeo ao separar a experiência infantil da “adulta” em um serviço diferente. Isso não significa que a companhia de Tim Cook seja a única a dedicar atenção no segmento: o Spotify por exemplo desde 2019 mantém a seção Kids com atualizações e novidades rotineiras – a mais recente inclui playlists compartilhadas de pais e filhos.