Campanha do Burger King para Dia Internacional da Mulher polemiza com execução questionável
Ação criou uma thread no Twitter que começou com a mensagem "Women belong in the kitchen", o que obviamente gerou a polêmica toda
No Reino Unido, a campanha do Burger King para o Dia Internacional da Mulher deste ano levantou uma discussão sobre “intenção x execução”. A ação criou uma thread no Twitter que começou com a mensagem “Women belong in the kitchen”, que na tradução para o português fica “Mulheres pertencem à cozinha”.
Women belong in the kitchen.
— Burger King (@BurgerKingUK) March 8, 2021
Com a mensagem desconexa chamando a atenção do público, a marca então postou a continuação da thread, com mensagens explicando que apenas 20% dos chefs de cozinha são mulheres, e destacando as ações que a empresa tem realizado para estimular a capacitação de mulheres para seguirem uma carreira no mercado alimentício.
Porém, além da escolha duvidosa da mensagem inicial, o BK não levou em consideração que, na internet, muita gente não se dá ao trabalho de ler os conteúdos inteiros para entender o contexto. O resultado: uma polêmica que levantou até a sugestão de “cancelamento” da rede de fast-food.
If they want to, of course. Yet only 20% of chefs are women. We're on a mission to change the gender ratio in the restaurant industry by empowering female employees with the opportunity to pursue a culinary career. #IWD
— Burger King (@BurgerKingUK) March 8, 2021
Entre as reclamações do público sobre a execução da campanha está a utilização de um estereótipo feminino como piada para chamar atenção. De qualquer forma, a ação se tornou viral. Até o momento do fechamento desta matéria, o post conta com 425,6 mil comentários e 234,7 mil retweets.