Único smart speaker com Cortana, Invoke vai desinstalar assistente virtual esta semana
Assistente vai parar de funcionar no aparelho mesmo que o usuário recuse a atualização, em mais um sinal de que o fim está próximo para a IA
Já faz dois anos que a Microsoft anunciou ao mundo seus planos de desligar a Cortana, sua grande aposta no mercado de assistentes virtuais que foi derrotada nas vendas pela Alexa, a Siri e o Google Assistente. Desde então a companhia vem ajustando o serviço como um software funcional para outros de seus negócios, mas até então havia alguns aparelhos que ainda usavam a IA para sua missão original – tipo o smart speaker Invoke, da Harman Kardon, único do tipo a suportar a Cortana.
O fim está cada vez mais próximo para a assistente, porém, conforme até mesmo o Invoke está largando sua mão. Em sua página oficial de apoio ao cliente, a Harman Kardon confirmou que na próxima quarta (9) o aparelho ganha uma atualização que vai dar fim à compatibilidade com a Cortana, de acordo com os planos da Microsoft para a IA e claro, dando fim ao uso do programa como assistente.
No questionário, a companhia escreve ainda que o serviço da assistente “será finalizado nos próximos meses independente de você receber a atualização”, uma afirmação que corrobora o calendário da Cortana em ser retirada do iOS e do Android. Para se ter uma ideia do nível do desligamento, até mesmo os headphones da Microsoft desativarão a assistente em algum momento do futuro próximo.
É um fim súbito e de certa forma triste para a IA, que chegou em 2016 com planos de ser a base da Microsoft para um mercado smart que incluía integrações com todo tipo de utensílio doméstico, de geladeiras a torradeiras. Agora, o horizonte da Cortana parece mesmo ser o de aumentar a eficiência de programas da companhia.