Tinder vai passar a mostrar sua ficha criminal para os futuros “contatinhos”
Recurso, porém, será exclusivo para usuários dos Estados Unidos – e também estará no OkCupid
Em breve, o Tinder passará a mostrar seu histórico para as pessoas com quem você dá match no aplicativo. Segundo o The Verge, a Match Group US, empresa por trás do Tinder e de outros apps de relacionamento, fechou uma parceria com a Garbo, uma organização sem fins lucrativos que te permite fazer uma checagem de antecedentes criminais apenas com o primeiro nome e o número de telefone da pessoa – ou com o nome completo.
Com isso, os usuários do Tinder poderão verificar com detalhes o histórico criminal de seus contatos, sabendo se há registro de atos de violência ou até mesmo histórico prisional. O Garbo afirma que coleta dados do registro público e relatórios de violência ou abuso, incluindo prisões, condenações, ordens de restrição, assédio e outros crimes violentos. A novidade, pelo menos por ora, é exclusiva para os usuários dos Estados Unidos.
Vale notar ainda que o próprio Garbo comentou recentemente em seu blog que não publicará registro de posse de drogas ou acusações do tipo. A organização também possui um histórico de pesquisar sobre a desproporção da violência e perseguição policial à pessoas negras – o que sugere que o sistema terá a mínima sensibilidade ao selecionar quais infrações serão ou não expostas no Tinder.
A checagem de antecedentes não será gratuita, mas ainda não há preço definido para o uso da ferramenta. Vale notar que a parceria é com o Match Group US, que também possui outros aplicativos de relacionamento populares como o OkCupid.