SXSW 2021: lembrado pela “Guerra ao Terror”, George W. Bush lança livro sobre imigrantes nos EUA
Em divulgação do novo livro, ex-presidente dos EUA não deixou de falar sobre política: "Sei que Joe Biden é um bom homem"
Em conversa com o jornalista Evan Smith, o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush falou sobre o seu novo livro, “Out of Many, One: Portraits of America’s Immigrants”, que será lançado oficialmente no final de abril e inclui uma coleção de retratos e biografias de imigrantes que contribuíram para a prosperidade do país.
W. Bush é lembrado pela chamada “Guerra ao Terror”, período iniciado após os ataques terroristas em 11 de setembro de 2001 e caracterizado por uma forte política bélica do governo norte-americano em guerras unilaterais contra o Iraque e o Afeganistão. Por isso, a homenagem de Bush aos imigrantes do país é um tanto inesperada e controversa. Ele, porém, reforça que seus posicionamentos sobre a imigração são inclusivos desde quando ocupava a presidência.
Originalmente, W. Bush queria que o livro fosse lançado antes do Natal para aproveitar as vendas de final de ano. Mas, por conta da eleição presidencial no país, ele preferiu lançar o material só agora, uma vez que a imigração foi um tema abordado de formas bem diferentes nas campanhas de Donald Trump e Joe Biden.
Após a vitória do democrata, Bush, que é republicano, dá sua opinião sobre o assunto dizendo que os EUA precisam encontrar um caminho para fornecer cidadania aos imigrantes sem documentos. “Em vez de ignorar a situação, precisamos resolvê-la e acredito que deve haver um caminho para a cidadania”, disse Bush durante a conversa.
Além de falar sobre sua relação com imigrantes que estão no livro, como Arnold Schwarzenegger, W. Bush ressaltou o valor da democracia e comentou a invasão ao Capitólio, ocorrida no último dia 06 de janeiro, dizendo que se sentiu mal ao ver os eventos no dia: “Realmente me perturbaram a ponto de eu fazer um comunicado, e ainda fico perturbado quando penso nisso”, afirmou o ex-presidente. “Isso prejudica o estado de direito e a capacidade de nos expressarmos de forma pacífica nas praças públicas”, completou.
W. Bush também de forma simples quando questionado se achava que a eleição dos EUA foi roubada: “Não”. O ex-presidente ainda finalizou a conversa com uma mensagem sobre Joe Biden: “Embora tenhamos diferenças políticas, sei que Joe Biden é um bom homem, que ganhou a oportunidade de liderar e unificar nosso país”.