Com pé no minimalismo, Federação Espanhola de Futebol apresenta nova identidade visual
É o fim do brasão rebuscado e do logo que mais parecia uma pintura do Miró
A Real Federação Espanhola de Futebol anunciou no fim da última terça (24) a nova identidade visual de sua organização, a quarta na história da organização e a primeira desde que adotou o logo com cara de Joan Miró (mas de autoria de uma agência italiana) em 1988 nos uniformes dos times. Sem muita surpresa, a mudança adota a tendência do meio por marcas minimalistas e simplificadas – o que considerando o brasão antecessor é algo que obviamente gera todo tipo de reação nas redes sociais.
Previsto para ser introduzido a partir deste ano nos materiais da federação e em 2022 na seleção masculina (a deste ano, a ser utilizada na Eurocopa, foi divulgada no mesmo dia pela Adidas), a identidade visual busca “evoluir” a marca da organização a um patamar em que “todos a sintam como sua”, de acordo com o presidente Luís Rubiales, em especial nos diversos times da associação. Enquanto o logo das camisas simplifica o design do brasão “rebuscado”, a marca oficial da Federação agora é um círculo com as letras RFEF, sigla da Real Federação Espanhola de Futebol.
A criação é de Pablo Coppel, que de acordo com o El País justificou as escolhas na apresentação oficial argumentando que “A Federação é futebol” e que o design circular é “uma arquitetura coerente e ordenada para apresentar as marcas” da organização ao mundo. O círculo inclusive busca passar a ideia de que é “onde tudo começa” no esporte – ou seja, tem como referência a bola.
Ainda de acordo com Rubiales, o redesign é parte de uma estratégia a ser adotada por várias partes da federação, a fim de fazer as marcas do país “andarem para frente, com elegância e simplicidade”.