Twitter pode substituir curtidas por sistema de reações com emoji semelhante ao do Facebook
Pesquisa mostra que plataforma cogita de novo até mesmo botões com opções "gostei" e "desgostei"
Desde a substituição da estrela por um coração em 2015, o sistema de curtidas do Twitter não sofre grandes alterações. Porém, isso pode estar prestes a mudar. A empresa está testando expandir o leque de opções do usuário da rede social, promovendo uma mudança radical no sistema de interações da plataforma. Segundo o TechCrunch, a empresa está testando implementar um sistema de reações baseado em emojis – e se você lembrou do Facebook, não é por acaso.
“Nós estamos explorando novas maneiras de permitir que as pessoas se expressem em conversas na timeline do Twitter”, afirmou um porta-voz da rede social. No momento, a empresa está realizando uma pesquisa para saber como usuários do microblog se sentem sobre a possível novidade. A ideia é mensurar a rejeição ou aceitação da possível novidade para, depois, começar a desenvolvê-la e testá-la. Abaixo, você pode ver como ficaria a plataforma com a mudança:
A pesquisa é feita dentro da própria plataforma, com usuários selecionados. Durante a pesquisa, é pedido ao usuário que ele escolha um entre dois pacotes de reações diferentes, que possuem em comum as reações “curti”, “engraçado”, “interessante”, “triste”, e “raivoso”. De diferente, as reações “incrível” e “apoio” possuem emojis distintos: ou um rosto espantado e um emoji sorridente com braços abertos, ou uma chama e duas mãos para o alto, respectivamente.
A empresa estaria até mesmo cogitando implementar um sistema de reações que abranja as opções “gostei” ou “desgostei”, o que poderia transformar completamente a forma como a comunidade se comporta na timeline. Por ora, o foco é pensar em possibilidades e estudar como os participantes da pesquisa vêem as possíveis atualizações, mas o projeto ainda parece estar longe de ser disponibilizado para todos.
Esta não é a primeira vez que o Twitter se interessa pelo formato. Em 2015, na esteira da substituição dos favoritos por curtidas, a rede social já havia experimentado timidamente com os emojis.