Festival de entretenimento voltado para periferia tem programação 100% virtual
Mesclando conteúdos gravados e lives, o festival reúne painéis temáticos, ciclo de formação para quadrinistas e ilustradores, e um concurso de cosplay
A PerifaCon, a primeira Comic Con das favelas, lança o festival PerifaCon, Brotando nas Redes: É papo de futuro. O evento promove três dias de programação nerd, geek e pop inteiramente gratuita e aberta ao público através das redes sociais, de 26 a 28 de março. Mesclando conteúdos gravados e lives, o festival reúne painéis temáticos, ciclo de formação para quadrinistas e ilustradores, e um concurso de cosplay dedicado à comunidade negra, no qual os participantes devem se fantasiar e interpretar personagens da cultura pop.
Após quase dois anos do sucesso da primeira edição da PerifaCon, que levou mais de 7 mil pessoas à Fábrica de Cultura do Capão Redondo, em São Paulo, o evento virtual “responde ao chamado do público das favelas que gosta de maratonar séries e filmes, ouvir música, ler quadrinhos e mangás e compartilhar seus gostos e conhecimentos para promover o bem-estar coletivo e o crescimento de artistas da quebrada”, segundo o comunicado dos organizadores. “A nova programação da PerifaCon chega para atender os interesses desse público e continuar enaltecendo a força da periferia no cenário nerd, geek e pop”, completa.
O projeto Narrativas Periféricas, parceria com a editora especializada em quadrinho Mino, e o Beco dos Artistas, espaço expositivo de ilustradores da primeira Comic Con das favelas em 2019, serviram de inspiração para o evento PerifaCon, Brotando nas Redes. O primeiro, realizou o sonho de quadrinistas periféricos de se lançarem no mercado editorial. E o Beco trouxe visibilidade aos ilustradores da quebrada que depois fizeram trabalhos para marcas como Netflix e Mcdonald’s.
O evento PerifaCon, Brotando nas Redes: É papo de futuro tem realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e acontece por meio da Lei Aldir Blanc.
Para conferir a programação, acesse o site do festival.