Sputnik V promete vacinar seus seguidores no Twitter em programa especial
Perfil oficial da vacina russa afirma que projeto não é uma brincadeira de 1º de abril e que sua missão é contribuir para a volta da normalidade no mundo
Através de um post em seu perfil oficial o Twitter, a Sputnik V prometeu vacinar seus seguidores em um programa especial de vacinação. A mensagem, porém, não passou muito credibilidade ao público, tanto por ser uma proposta inusitada, quanto por ter sido anunciada justamente no dia 1º de abril, conhecido mundialmente como Dia da Mentira.
A Sputnik V, no entanto, fez uma outra postagem para confirmar que não se trata de uma brincadeira, e que sua missão é salvar vidas e contribuir para a volta da normalidade no mundo. A segunda mensagem também traz um pouco mais de informações sobre o programa de vacinação, que estaria programado para começar em julho deste ano.
Sputnik V mission is to save lives and bring back normality to everyone around the world. It's of paramount importance to us. Just to be clear, this was not an April Fools' Day joke. We are working to start this program in July.
— Sputnik V (@sputnikvaccine) April 1, 2021
Além de pedir seguidores e oferecer uma projeção de uma data, a Sputnik V não deu mais nenhuma informação sobre como funcionaria o tal programa de vacinação. A ação, no entanto, ficou com cara de uma campanha de estímulo a uma espécie de “turismo por vacinas”.
A Suptnik V foi desenvolvida pelo Centro Nacional de Investigação de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, laboratório russo sediado em Moscou, e foi a primeira vacina contra a Covid-19 registrada no mundo. Segundo os dados preliminares de uma pesquisa, realizada por cientistas não envolvidos no desenvolvimento da vacina, e publicada no The Lancet, a Sputnik V atingiu 91,6% de eficácia contra a Covid-19.
Nesta semana, a Anvisa concedeu certificados à Inovat Indústria Farmacêutica/União Química, que produz a Sputnik V. Com essa certificação, agora a farmacêutica pode fazer o pedido de uso emergencial da vacina no Brasil.